13 mar 10 Dicas de Storytelling
Histórias são tão velhas quanto o primeiro ser humano.
Na hora de utilizar histórias com um propósito definido: encantar, entreter, educar etc., há coisas de que te deves lembrar:
- Começa a história levantando uma questão instigante, que aponte para um dilema que, à primeira vista, pareça impossível de solucionar;
- Cria imagens claras para a audiência, nada de ‘escorregar’ para o lírico e obscuro;
- Lembra-te de que toda história é sobre uma personagem invulgar, a passar por problemas invulgares, aparentemente insuperáveis, para atingir um objetivo definido, que seja concreto e mensurável, satisfaça a audiência e seja memorável;
- Toda a boa história é a respeito de transformação/superação;
- Jamais usar linguagem difícil, as 7 mil palavras mais usadas em uma língua, normalmente, bastam para se contar as melhores histórias;
- Evita clichês, sê criativo nas imagens criadas;
- Não exageres nas metáforas;
- Leva a audiência, de cena a cena, a SENTIR, CONCLUIR o que se passa. Conta histórias que evidenciem incontestavelmente um facto, não adianta ‘dizer’ que um facto ocorreu;
- Escolhe um ponto de vista pelo qual a história será passada à audiência, se mudar o ponto de vista, deixa a mudança bem clara. Vale lembra que, se tiver mais de um ponto de vista, o foco da história é na trama, não mais numa personagem;
- Embora contar histórias seja natural a todos nós, usar histórias como um instrumento ou uma arma é uma ARTE a ser aprendida e praticada.
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Post originalmente postado no Comunicação Mais Eficaz
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