30 nov 10 dicas de Storytelling de dados para iniciantes
O Data Storytelling ou Storytelling de dados será o meio mais difundido para consumir análises até o ano de 2025, segundo uma pesquisa do grupo Gartner.
Os seres humanos são inerentemente contadores de histórias e usam a narrativa como um meio de compartilhar informações. Nada funciona tão bem quanto uma narrativa convincente quando se trata de transmitir uma ideia diferenciada. Dados e números, embora forneçam uma imagem clara quando medidos com alguns parâmetros, não chegam nem perto de ser um Big-data.
As soluções de software de Business Intelligence, dashboards e planilhas só conseguem mostrar o que está acontecendo e não o porquê está acontecendo. Nesse contexto, o Storytelling de dados surge como uma varinha mágica nas mãos das empresas para encantar a análise de dados. De acordo com a pesquisa da Gartner, o Storytelling de dados será o meio mais difundido para consumir análises até 2025. Como a importância da capacidade de contar histórias com dados só aumentará no futuro, principalmente em empresas de tecnologia, reunimos as 10 principais dicas de Storytelling de dados para quem quer começar nesta área.
- Escolha a ferramenta certa:
Dada a quantidade de ferramentas que temos acesso, é bastante natural se perder no labirinto de soluções. Tenha em mente o que você deseja alcançar, a mensagem que precisa ser comunicada e o tipo de público. - Retire o excesso:
Não significa eliminar pontos de dados, mas remover os elementos desnecessários, como gráficos, ilustrações, sombras projetadas, ornamentações, etc. A visualização de dados pode fazer todo o trabalho pesado, desde que a ferramenta certa seja escolhida. - Faça as correções necessárias:
Depois que a visualização for criada, dê um passo para trás e considere quais elementos simples podem ser adicionados, ajustados ou removidos para facilitar a compreensão dos dados, por exemplo: ligar uma linha de tendência em um gráfico ou diminuir algumas das fatias de o gráfico de pizza facilitam ou complicam a história a ser contada? - Gráficos precisam de uma linha de base zero:
Linhas de base zero fornecem muito mais contexto aos dados, por isso, utilize sempre que puder. Às vezes a escala pode ser pequena demais para mostrar variações e flutuações relativamente pequenas, nestes casos, buscar variações na escala ou até outro tipo de visualização podem ser mais efetivos. - Escolha uma visualização eficiente:
A consistência visual é um ingrediente essencial se você deseja que o leitor possa comparar rapidamente. Apresentar muitas visualizações de uma só vez só vai sobrecarregar o leitor. Evite isso. - Coloque as visualizações de modo apropriado:
Dois gráficos de barras empilhadas destinados a comparações não servirão ao propósito se colocados muito distantes entre si. - Conte toda a história:
Talvez você tenha tido um aumento de 30% nas vendas no quarto trimestre. Excitante! Mas sabe o que é mais emocionante? Mostrar que você, na verdade, teve um aumento nas vendas de 100% desde o início do ano. - Mantenha o cabeçalho simples:
Evite linguagem complicada, detalhada ou floreada demais. Mantenha o texto simples e direto ao ponto. Menos é mais. - Crie categorias e séries que chamem a atenção:
As categorias e as séries devem ser usadas intencionalmente, destacando informações relevantes para fornecer contexto adicional. Definitivamente, eles não foram feitos apenas para preencher o espaço nos gráficos. - Rotule as linhas adequadamente:
É sempre benéfico incluir rótulos de dados com pontos de dados. Isso evita a necessidade de ficar lendo a legenda para entender a informação.
Gostou das dicas? Venha aprender todos os elementos que compõem as histórias!
Traduzido e Adaptado livremente de Analyticsinsight.net
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