29 jun 3 segredos do Storytelling para falar em público
Os melhores oradores costumam usar histórias como uma ferramenta poderosa para demonstrar e dar vida a uma mensagem-chave. É uma das melhores maneiras de ser memorável. E uma história realmente interessante manterá o público ligado… literalmente. Então, qual são os segredos do storytelling para contar ótimas histórias para falar em público? Veja como incorporar o storytelling nas suas palestras.
Segredos do Storytelling #1: Entre na mente do seu público.
As histórias não funcionam quando o público não consegue visualizar o que o orador está falando. Nós nos perdemos se as coisas são muito diretas ou abstratas.
Procure criar uma imagem ou estimular os sentidos de alguma forma. Uma narrativa realmente eficaz permite que o público se coloque na situação que você está descrevendo. Se eles não puderem vê-la, tocá-la ou saboreá-la, sua história não será tão eficaz porque eles não serão tão interativos com as informações que está oferecendo.
Uma boa narrativa olha menos para informações factuais, como o quê, quando e como, e mais para informações sensoriais. Um pequeno detalhe que parece dar vida às coisas, algo que ajuda a ver a cor ou o cheiro ou a temperatura da situação.
Pense nisso como mostrar ao público versus contar. Você poderia dizer “Ele não era um homem muito legal”. Ou… você pode mostrar a eles dizendo “Ele saiu furioso, bateu a porta e chutou o gato”. “Mostre” ao público e eles preencherão o resto dos detalhes com a sua própria experiência de vida.
Segredos do Storytelling #2. Compartilhe a experiência.
Quando você estiver contando sua história, tente não falar da sua experiência usando palavras memorizadas. Conte a experiência como se a estivesse vivendo novamente, usando a perspectiva pessoal para ajudar o público a sentir, ver e ouvir o que VOCÊ sente sobre o seu tópico.
Digamos que você esteja falando sobre uma experiência dramática que teve viajando pela África. Você não decoraria a história, afinal, como você viveu aquilo, não precisaria. Você pulou em seu jipe, o coração estava disparado. Com a mão tremendo, não conseguia encontrar a chave do carro. Sua mão suava. Ao olhar para trás, vê o leão se aproximando. Tenta dar a partida, mas o jipe não liga. Tenta uma, tenta duas, na terceira ele funciona. Você respira aliviado, mas ao olhar pro lado, o leão está parado, só observando. Conforme conta sua história, você traz seu público em sua viagem… experimentando todas as dimensões juntas como se elas estivessem apenas acontecendo.
Há uma diferença muito grande (e o público sempre percebe) entre reviver uma experiência e ler um roteiro. Compartilhar sua história de um ângulo multidimensional significa que, à medida que você a conta, você pode entrar em qualquer pequeno detalhe lateral a qualquer momento. O público pode ver, pensar e sentir o que você está sentindo porque é sua história, sua percepção, seus sentidos que estão sendo compartilhados.
Segredos do Storytelling #3: Comece com o fim em mente.
Uma boa narrativa tem um propósito.
Não é apenas contar uma história por contar. É importante ter um ponto final que signifique algo para o público. Não conte uma história porque você acha que é fascinante para você mesmo. Sempre se pergunte: “O que eu quero que o meu público tire dessa história no final dela?” Trabalhe o caminho até o ponto final de sua história, desde o início.
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Traduzido e adaptado de gingerleadershipcomms.com
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