Storytelling nos negócios

5 dicas essenciais para Storytelling nos negócios

Uma vez ouvi a história de uma empresa que começou no porão de uma fábrica, onde não tinham muita estrutura, a circulação de ar não era boa e ainda sofriam com infiltrações toda vez que chovia. Em vez de clientes, era mais comum no escritório aparecerem ratos, pombos e mosquitos. Os sócios não tinham dinheiro, estavam com os cartões de crédito sem limite e a única fonte de investimento era o dinheiro emprestado com parentes a juros nada especiais.

Não é um início de história muito bonito, porque apresenta um cenário nada animador, mas é bem honesto. Se você é um empreendedor, provavelmente lembrou-se do início do seu negócio. Se você está começando a empreender agora, pode ter pensado no quanto o seu caminho pode ser árduo, e se você está com os cartões de crédito no vermelho, pegar dinheiro emprestado com parentes, dependendo dos parentes que tenha, talvez não seja um bom negócio…  Quando bem feito, o uso de Storytelling nos negócios, oferece uma razão convincente para os consumidores comprarem de você. Uma boa história pode inspirar confiança entre sua empresa e clientes, funcionários e fornecedores. As pessoas se identificam com as histórias e são capazes de se reconhecer, com os difíceis primeiros dias de uma startup, por exemplo. Ao ouvir uma história que conecta, elas sabem que somos capazes de entender as suas necessidades.

Se você possui uma pequena empresa, saber como contar a história da sua marca deve ser uma parte crucial das suas operações. Uma história de marca tem um propósito estratégico voltado para atrair as pessoas. Para aperfeiçoar sua história, experimente as dicas a seguir.

Storytelling nos negocios

1) Definir os parâmetros

Sua história de negócios deve ser envolvente. Se não tiver um foco claro, você perderá rapidamente a atenção dos consumidores, por isso é preciso estabelecer o contexto logo de cara.

Para começar a história da sua marca, responda às seguintes perguntas:

  • Quem está contando a história?
  • Por que a história está sendo contada?
  • Quando e onde a história está acontecendo?
  • Quem são as pessoas da história?
  • O que as pessoas estão tentando alcançar?
  • Quais são os desafios enfrentados?

As respostas destas perguntas o ajudarão a desenvolver uma história envolvente e que faz sentido para o seu público. Prepare o cenário para que os consumidores saibam exatamente do que você está falando. Mais importante ainda, estabeleça por que você está contando essa história a eles. Isso guiará o público ao longo da narrativa e os ligará até o final.

2) Seja autêntico

Uma narrativa autêntica é a chave para ganhar a confiança do consumidor. Não tente enganar o seu público com uma história exagerada. Os clientes sabem quando você tenta enganá-los e eles não gostam disso. A história da sua empresa não precisa ser elaborada. Na verdade, se sua empresa não tem uma história impressionante, sua história não deve tentar criar uma. Uma narrativa genuína tem mais probabilidade de se conectar com os consumidores do que uma sem um pingo de verdade. A transparência celebra sua singularidade e reconhece o aspecto humano de sua marca. Reconheça que as coisas nem sempre são fáceis, mostrando seus próprios desafios e falhas. Isso cria uma conexão emocional, além de revelar características como inovação e resiliência. Você pode querer adotar uma abordagem de “livro aberto” para se comunicar com os clientes. Explique como as coisas são feitas em sua empresa. Por exemplo: você pode contar que usa apenas ingredientes locais em seu restaurante e o quanto isso ajuda a criar sabores mais naturais, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento dos produtores da região. Use esses detalhes para criar uma história interessante.

3) Tenha um resultado claro

Uma ótima história de negócios entrega algo para seu público. Que lição foi aprendida na história e o que os consumidores devem fazer ao ouvi-la? As histórias de negócios devem ter um resultado claro. Forneça uma mensagem esperançosa e instigante com pontos acionáveis ​​que obriguem seu público a se conectar com sua marca. Tenho uma outra história para você: no final dos anos 80, os sócios da startup da história que contei mais acima, não tinham muita certeza de que nicho de mercado eles deveriam perseguir, com sua empresa de software. Depois de realizarem muitas pesquisas na lista telefônica e na biblioteca da cidade (não havia internet naquela época), descobriram que a única agência de emprego da cidade precisava desesperadamente de uma solução para aumentar seu programa de recrutamento. Hoje, mais de trinta anos após o lançamento da startup, a agencia cresceu e se tornou uma rede de recrutamento com centenas de filiais e recebe milhões de currículos de candidatos todos os anos.

Essa história dá uma ideia de quem é a empresa e da onde veio. O resultado apresentado na história, desperta confiança nas ofertas e valores. Você pode usar os resultados da vida real da sua empresa para transmitir uma mensagem aos seus clientes.

4) Seja consistente

Uma história de marca desorganizada deixa os clientes confusos e desinteressados. Certifique-se de que sua marca seja consistente em todos os canais de comunicação. Use as mesmas cores, logotipo e slogan para materiais de marketing digitais e impressos. A repetição de imagens e palavras associadas ao seu negócio cria o reconhecimento da marca. Você precisa ser consistente ao falar sobre sua marca. O Storytelling nos negócios requer prática. Conheça a história por dentro e por fora antes de apresentá-la aos clientes. Isso o ajudará a contar a história naturalmente.

5) Envolva os clientes

Use o Storytelling nos negócios para estabelecer uma conexão emocional com os clientes. Fale sobre como um evento relacionado ao seu nicho o afetou e o que você aprendeu. Isso cria uma resposta imediata que torna sua história memorável e compartilhável. As pessoas gostam de fazer parte das histórias. Seus clientes podem ser personagens da sua marca. Encontre maneiras de envolver seu público. Você pode conversar com seus clientes e ouvir suas histórias, descobrir como que foi o seu início. Com a permissão deles, seria uma ótima ideia compartilhar essas histórias através de um blog ou nas redes sociais. Quantos outros clientes não possuem uma história semelhante e que poderiam se identificar?

Contar a história da sua marca é um processo contínuo. A cada dia, sua empresa cresce, muda e adiciona novos capítulos à sua história. Faça do Storytelling nos negócios uma parte essencial das suas estratégias para atrair e reter clientes.

Adaptado e traduzido de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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