04 fev Storytelling para bloggers
Essa semana, nosso queridíssimo Gabriel Morente lançou seu blog novo.
E como um bom Storyteller, ele fez um barulho cheio de histórias para anunciar o lançamento 🙂
“We have a secret” foi a campanha que ele escolheu para causar curiosidade nas redes sociais.
Sob forma de conversação, ele levou seus futuros leitores por uma experiência super bacana: Qual será esse segredo? Quem são essas pessoas? Este foi o cenário que ele armou para contar a sua história. Ainda por cima, usou as mídias sociais para alavancar o blog que nem tinha ido ao ar ainda. Multiplataforma total! Não apenas uma campanha para atrair público, como também o uso perfeito de técnicas de storytelling. Palmas, Gabs!
Em tempos de bombardeio de informações, no fim das contas, muitos esquecem que é o storytelling que ajuda na digestão das informações. Ninguém é louco de querer ler um manual boring ou ao invés de ver um vídeo divertido de alguém ensinando algo.
Todos queremos contar para alguém nossas histórias e somos loucos também por escutá-las! Estamos sempre em busca por conteúdo de qualidade: que nos movam, inspirem e nos transformem. Somos apenas pessoas curiosas a respeito da vida de outras pessoas, afinal.
O storytelling vai muito além de um post em blog ou de uma ação pontual
Storytelling é uma forma de comunicar! Se você acha que vai encaixar o storytelling aqui ou ali, está muito enganado. O storytelling não é a mensagem final, é o meio de se chegar lá!
Artigos podem ser mais objetivos sim, mas é muito melhor aventurar-se por uma narrativa. Ser assertivo não é necessariamente melhor: no mundo dos blogs, é cada vez mais comum os leitores revirarem os olhos para informações generalistas e impessoais, onde parece que os posts são escritos de robôs para robôs.
Você já viu alguma grande história ser objetiva? Se fosse assim, consumiríamos a sinopse dos filmes ao invés de duas horas na tela!
Para os bloggers, fica a dica:
- Você escreve o blog para que? Para quem? Sem audiência e objetivo definidos, seu blog não vai ter foco nenhum.
- Você deve ser capaz de explicar para qualquer um e de maneira direta e clara, o objetivo do seu blog. Experimenta contar pra sua mãe, pro vizinho, pra qualquer um. Escute os feedbacks, veja se as pessoas parariam para ler o que você tem a dizer.
- Tire da sua cabeça a ideia de escrever artigos soltos e foque em técnicas do storytelling para engajar seus leitores. Detalhe suas experiências, seja pessoal. Acredite, você não quer ser só mais um dizendo a mesma coisa, em artigos padrão.
- Não há nada de errado em se autopromover. Se você não conseguir fazer com que os outros comprem a sua ideia, ela não é sólida o suficiente.
- Para de achar que você ou sua vida não são legais ou interessantes e gaste esse mesmo tempo investindo em dividir pedacinhos de você ou do seu tema preferido.
- Sua vida é feita de histórias. Tenho certeza que você tem mais histórias na manga do que imagina: é só procurar 🙂
gabrielmorente
Postado em 17:00h, 04 fevereiroVocês são demais! Obrigado por sempre vibrarem comigo. <3