31 jul A mudança bem-sucedida começa com uma narrativa eficaz
“Todo mundo gosta de progresso, ninguém gosta de mudança”.
Essa frase implica que tendemos a resistir à mudança. Nossa resistência parte do conforto e segurança que encontramos em nossos hábitos e rotinas, preferindo o certo ao duvidoso, e porque não entendemos o porquê de mudarmos nosso comportamento ser necessário.
O não-entendimento da mudança é um desafio de liderança focal, e é esse o ponto a ser tratado aqui.
As pessoas gostam das mudanças que escolhem. A resistência surge quando elas são forçadas. Dentro de organizações isso é ainda pior quando elas, além de forçadas, são atribuídas a membros da diretoria pouco conhecidos pelos colaboradores.
Mas, na posição de líder, como fazer com que os colaboradores se envolvam com a mudança? Como fazê-los escolher sem gerar resistência?
STORYTELLING
Um método eficaz para fazer os outros mudarem um comportamento é contar histórias. A narração de histórias tem raízes em tempos pré-históricos, em que os humanos estavam em um nível bem alto e convincente de contar histórias.
Líderes eficazes geralmente são versados na arte de contar histórias. Contadores de histórias eficazes reúnem opiniões, fatos e planos para eloquentemente enquadrar o status quo como antagonista (vilão), enquadram a mudança desejada como protagonista (herói) e explicam porque a mudança oferece um futuro mais seguro (final feliz) do que manter o status quo.
MUDANÇA PELA REPETIÇÃO DAS HISTÓRIAS
O músculo contador de histórias é fortalecido pela repetição. No meu trabalho com os líderes, refinamos a história até que a necessidade da alteração do comportamento seja comunicada de uma maneira que convença convincentemente a cabeça e o coração.
É importante desenvolvermos uma história que dê à outra pessoa um motivo para escolher a mudança. Muitas vezes os líderes baseiam-se em uma única versão da história, geralmente uma que convence a si próprios, e depois tentam forçar essa lógica sobre os outros.
CONTADORES DE HISTÓRIA EFICAZES
Contadores de histórias eficazes entendem a necessidade de desenvolver múltiplas versões adaptadas à finalidade da história com diferenças sutis em personagens, símbolos, imagens e fatos. Essas nuances na narrativa são importantes porque as pessoas são mais convencidas quando podem se ver na história.
Décadas de pesquisas sobre gestão, mostram consistentemente que as taxas de falha de mudança organizacional são extremamente altas – de 50% a 70%. O preditor dessas falhas? A incapacidade de estabelecer um senso de urgência para a mudança.
Líderes que aproveitam o poder da narrativa de maneiras sutis, que criam um senso de urgência em outros, melhorarão muito sua probabilidade de conversão durante o processo.
Traduzido livremente do The Sidney Morning Herald
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