22 jun Cinco histórias básicas para passar autoridade nas suas palestras e apresentações
A cultura em que estamos todos imersos dá a você um grande presente como palestrante – uma riqueza de histórias básicas que já estão profundamente na consciência de qualquer público. Use essas histórias para dar poder aos seus discursos e se conectar de forma imediata e profunda com seu público.
Existem cinco dessas histórias básicas: a busca, o estranho em uma terra estranha, da pobreza à riqueza, a história de amor e o conto de vingança. Cada uma tem sua própria estrutura e situações em que é útil. Conheça elas abaixo:
A busca
Todos nós adoramos missões, porque sempre nos identificamos com o herói e queremos saber como a história se desenrola. Estamos vivendo nosso cotidiano, uma vida normal até que um dia surge algo para derrubar tudo. O Império mata nossos guardiões, tia e tio, e somos forçados a sair de nosso ambiente confortável para procurar um velho senhor chamado Obi-Wan Kenobi. Ao longo do caminho, Obi-Wan acaba se tornando um mentor, alguém que tem uma habilidade importante como ser capaz de lutar com sabres de luz e que vai nos treinar nessa habilidade. Passamos por uma série de aventuras incríveis, testes e obstáculos projetados para revelar nosso valor interior. Perseveramos, porque sabemos que no final vamos conseguir o prêmio, que é algo muito importante, como um Santo Graal, um tesouro, ou conseguir uma importante vitória sobre o inimigo.
As missões são ótimas histórias para quando você precisa que seu público trabalhe duro para algo e deseja prepará-los para superar a decepção e perseverar, para não desistir no primeiro desafio.
O estranho em uma terra estranha
Uma pessoa desconhecida acaba por chegar a uma terra estranha, talvez um país estrangeiro ou um novo planeta, e ele tem que aprender as regras, ou o idioma, antes que os eventos – ou locais hostis – o matem. Tem tudo a ver com maestria, e é ótimo para saber se você está enfrentando um novo obstáculo ou uma situação em que as regras mudaram e as velhas formas de fazer as coisas não funcionam mais. A história de um estranho em uma terra estranha prepara seu público para trabalhar duro para alcançar a maestria e não para chegar a algum lugar em particular, mas para prosperar em situações e condições novas e adversas.
Da pobreza à riqueza
Esta é a história de alguém que no começo não tinha nada e ao final conquistou tudo, como o conto de fadas sobre um alfaiate corajoso que se armou com um feijão mágico e alguma inteligência nativa, derrotou o gigante e conquistou o castelo cheio de ouro. É ótimo para dizer quando você quer levar pessoas normais a um caminho para o sucesso. Empreendedores e startups vivem histórias da pobreza à riqueza tão completamente que provavelmente não têm ideia de que estão incorporando um paradigma antigo.
A história de amor
Garoto conhece garota, se apaixona. Garoto pega garota. Garoto perde garota, geralmente porque ele age como um idiota, e tem que reconquistá-la. A menina perdoa o menino. Vivem felizes para sempre. A forma desta história é familiar para quem assistiu a uma comédia romântica de Hollywood ou leu um romance romântico. Histórias de amor estão em toda parte nos negócios hoje, porque existem muitas fusões, parcerias e joint ventures. Todos eles precisam ser romanceados, e todos os envolvidos precisam aprender a esperar que haverá altos e baixos ao longo do caminho. Eles são inevitáveis.
O conto da vingança
Histórias de vingança ao mesmo tempo nos fascinam e nos deixam desconfortáveis. Eles são confusos e lidam com emoções que preferimos não admitir, mas também são poderosos. A vingança é uma ótima maneira de deixar um time empolgado e pronto para competir contra… aquele outro time. Aquele que sempre joga um pouco mais sujo do que nós. Ou aquele que é muito mais formidável no papel do que nós. Ou aquele que secretamente tememos.
Se você conseguir envolver seus colegas em uma história de vingança, eles ficarão com você até o fim. O final amargo é realmente satisfatório. Mas tenha cuidado. As melhores histórias de vingança envolvem alguém que você pensava ser seu melhor amigo ou uma pessoa muito confiável.
Use essas histórias básicas para fazer com que seu público capte seu ponto de vista rapidamente. Não conte explicitamente que você os está provocando; apenas siga com suas histórias enquanto fala sobre o futuro que deseja que seu público abrace. Elas são poderosas porque fazem parte da nossa cultura de modo profundo, e seu público não irá perceber se você os manipular com habilidade suficiente. Seus ouvintes vão apenas aceitar o que está dizendo e abraçar a sua ideia.
Portanto, nunca diga simplesmente: “Vamos em busca”. Em vez disso, diga: “Temos um longo caminho a percorrer, mas esperando por nós no final, há um incrível pote de ouro que todos podemos compartilhar…”
Venha aprender mais sobre o mundo do Storytelling e conheça a estrutura por trás de todas as histórias básicas para conquistar seu público.
Traduzido e Adaptado livremente de Forbes.com
Sem Comentários