chanel

Como a Chanel usa o Marketing de Conteúdo e o Storytelling

O conteúdo é o cerne de qualquer estratégia de marketing digital forte, e uma narrativa estruturada é a base de um bom conteúdo. Quando a icônica marca de alta-costura Chanel procurou revolucionar a forma como engajava os clientes, conteúdo e tecnologia estavam na vanguarda da sua abordagem.

Os 105 anos da marca são uma clara vantagem quando se trata de contar histórias – uma história rica. O legado da falecida fundadora da empresa Gabrielle “Coco” Chanel é tão convincente, que a marca insígnia – dois “C” cruzados – é uma das mais reconhecidas e respeitadas em todo o mundo.

Logo Chanel - Duplo C

Não só a empresa conseguiu crescer com o desenvolvimento do seu site altamente interativo, impulsionado o comercio online, como astutamente alavancou a filosofia modernista da sua criadora, Sra. Chanel, melhor exemplificada na seguinte citação:

“A moda não é algo que existe apenas em vestidos. A moda está no céu, na rua, moda tem a ver com ideias, a forma como vivemos, o que está acontecendo. “- Coco Chanel

Este tipo de marca onipresente certamente soa verdadeiro nas campanhas de marketing digital da Chanel. O microsite da marca, INSIDE CHANEL, lançado em 2013, leva os consumidores em um passeio narrado, altamente visual de ascensão histórica da Chanel para a fama – entrelaçando a vida de Coco com a evolução da empresa e seus produtos, divulgando seus respectivos sucessos em cada um dos dez capítulos.

site Chanel

A opção por uma abordagem narrativa verdadeira, INSIDE CHANEL conta a história da marca de forma cronológica, permitindo aos consumidores mergulhar na história por trás do crescimento da empresa – cada capítulo captura a história original por trás de itens icônicos da marca.

Chanel nº5

O primeiro capítulo mostra os bastidores da fragrância mais famosa do mundo, Chanel n ° 5, criado em 1921 e nomeada com o número da amostra que Coco mais gostava.

Mademoiselle Chanel

Enquanto o perfume teve quase imediato, e incomparável sucesso, ele pode ser conferido a sua essência sedutora e embalagem original, mas também pode ser atribuído ao que a marca tem feito historicamente tão bem – humanizando a filosofia cultural da Chanel, usando pessoas reais para contar a história.

Ao longo dos anos, celebridades como Marilyn Monroe, Catherine Deneuve, Candace Bergen, Nicole Kidman e Brad Pitt se tornaram manifestações da vida real do ethos da marca francesa. Sua associação expressa indiretamente a filosofia da Chanel – um ícone de refinamento completo, riqueza e vida elevado.

A conta oficial do Instagram da Chanel tem 2,2 milhões de seguidores, e como a sua conta no Twitter, que ostenta quase 6 milhões de seguidores, não segue ninguém. A Chanel astutamente alavancou sua convincente narrativa e depositou em sua onipresença da marca.

Chanel brincou recentemente a sua nova campanha, “The One That I Want”, através de seus canais sociais. O produto final recebeu mais de 26.000 retweets e favoritos no Twitter e mais de 344 mil curtir e compartilhamentos no Facebook. O que você pode aprender com esta marca icônica, além de ficar com o que funciona? A Chanel adere a sua marca identidade acima de tudo – exclusiva, indescritível, consistente, e constantemente reconhecível.

por Amanda Fayer, traduzido livremente do inglês. Originalmente postado no NewsCred Blog

Que tal aprender mais sobre Storytelling?

Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.

Blog da B!
Blog da B!
[email protected]
Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling