09 out Emoção conecta
Pense na última vez que você se sentiu conectado a alguém novo. Pode ter sido em um encontro, um jantar, não importa… Como começou a conexão?
Posso apostar que foi no momento em que você compartilhou sua história de vida!
Foi quando você deixou de falar só de coisas mundanas, seu emprego e seus hobbies e passou a falar sobre as suas histórias, quem você é e quem quer ser.
Cada história que desejamos compartilhar, e o jeito como compartilhamos, fala muito sobre nossos valores, crenças e quem realmente somos. Isso desperta emoção. E emoção conecta.
É daí que nascem romances e amizades.
E porque não… estratégias de marketing!
Ao invés de bombardear o seu cliente com mensagens sobre o seu produto, já experimentou construir uma relação emocional com ele?
Você não os diz o que fazer ou pensar: suas histórias mostram isso. Show, don’t tell!
Conectar, inspirar, criar relações e despertar emoções nos consumidores… é disso que se trata o brand storytelling, onde marcas valem muito mais que produtos.
Segundo Hannah Arendt “O storytelling revela significado sem cometer o erro de defini-lo.”
É o que o storytelling emocional faz pelas marcas: adiciona significado ao marketing, faz o consumidor sentir algo, e principalmente, sentir-se conectado.
Todos temos a necessidade de sermos compreendidos, aceitos, de ter alguém para entender o que nós passamos e para dividir nossos sentimentos.
Uma marca deve captar isso em suas campanhas!
Como a Dove, entendendo a constante luta das mulheres para obter padrões de beleza inatingíveis.
Como a Nike, entendendo toda a dor e desafio dos exercícios físicos.
Como a AirBnb, entendendo o sentimento de viajar e estar longe de casa e dando uma lição sobre sentir-se parte de uma nova cidade.
E melhor ainda se a marca conseguir nos revelar a melhor versão de nós mesmos, não só entendendo nossos anseios mas nos dando poder para enfrentar esses conflitos!
A Dove encoraja mulheres a mostrar as suas reais belezas, a Nike incentiva todos aqueles que fazem exercícios a se enxergarem como verdadeiros heróis e a AirBnb oferece não somente um local para dormir, mas uma casa aconchegante em seu novo destino.
Como não se sentir conectado a estas marcas? Se alguém descobrir, me avisa!
Fazer alguém sentir. É assim que se cria conexão:)
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