ouvir histórias

Existe valor no saber OUVIR histórias?

Os grandes líderes são ótimos ouvintes e, portanto, minha mensagem hoje é simples – fale menos – APRENDA A CONTAR MENOS HISTÓRIAS — e escute mais –APRENDA A ESTRUTURA QUE JAZ POR DEBAIXO DAS HISTÓRIAS, PARA MELHOR INTERPRETAR O QUE LHE DIZEM. Os melhores líderes são ouvintes proativos, estratégicos e intuitivos. Eles reconhecem que o conhecimento e a sabedoria não são adquiridos falando, mas ouvindo.

Dê a si mesmo um momento e reflita sobre qualquer grande líder da humanidade que lhe venha à mente … você irá se deparar com pessoas muito habilidosas, líderes excepcionalmente treinados a sabem ler entre linhas de histórias, que têm uma capacidade quase estranha, quase mística, quase sobrenatural de entender o que não é dito, testemunhado ou ouvido.

 

Storytelling Corporativo

Um dos tantos desafio que enfrento ao ministrar Storytelling Corporativo, e que o formador ignorante das sutilezas da matéria nem se dão conta, são os méritos do desenvolvimento de das habilidades de escuta e interpretação de histórias. Normalmente, o líder pede, e o formador incauto concorda, em apenas desenvolver a habilidade de vomitar contundentes e – ouço isto toda hora – ir ‘direto ao ponto’. Que ponto? O ponto em que a vaidade do suposto líder o levará a dar um showzinho de contação de histórias? Uma palestrinha que se concluirá com aplausos lavados e enxaguados na hipocrisia?

 

Líderes Precisam Ouvir Mais Histórias

Quer se tornar um líder melhor? Pare de falar e comece a ouvir. Passe a entender história para compreender a história do outro. Ser líder não deve ser visto como uma licença para aumentar o volume de retórica. Em vez disso, repito, os líderes astutos sabem que há muito mais a ganhar ao se render às histórias do que dominar as histórias. Nesta era da comunicação instantânea, todos parecem estar com tanta pressa para comunicar o que tem em mente, que já não conseguem perceber o valor de tudo o que pode ser extraído das mentes dos outros. Mostre-me um líder que não reconhece o valor de ouvir os outros e vou mostrar-lhe um acidente monstruoso prestes a acontecer.

A grande falta para a maioria dos líderes é que não conseguem entender que o propósito da comunicação não é a mensagem, mas se envolver – E ISSO EXIGE ESCUTA. Não seja enganado ao pensar que ser ouvido é mais importante do que ouvir. A primeira regra na comunicação é procurar o entendimento antes de procurar ser entendido. A comunicação não é uma estrada de sentido único. Grandes líderes com quem tenho trabalhado têm reforçado este princípio básico de Storytelling, para eles, é imperativo nunca perderem a oportunidade de ouvir e interpretar as histórias alheias. Na verdade, nos meus treinamentos e formações, buscam como que agressivamente maneiras novas e melhores de ouvir. Se tenho um grupo de verdadeiros líderes identifico-os na hora, pois pedem que eu os ajude a entender histórias e envolverem-se com elas; os outros, querem ‘aulinha de Storytelling’, muitas vezes assistindo a uma palestra mais por obrigação ou curiosidade do que para aprender, um espetáculo em que o coitado que ministra o curso não passa de um palhaço a divertir o público ao redor do picadeiro.

O verdadeiro líder sabe que transmitir uma mensagem ad nauseum não terá o mesmo resultado nem resultado que se envolver em uma conversa significativa, mas isso pressupõe que entenda que a maior forma de partilhar uma história ocorre dentro de uma conversa e não numa palestra ou num ‘monólogo’. Costumo dizer que o conhecimento transformador não é adquirido batendo um lábio no outro e deixando um arzinho sair pela boca, mas removendo a cera da orelha.

 

Escuta Ativa

Quer, então, dar o primeiro passo para se tornar um líder-comunicador habilidoso? Regra simples, mais de bom-senso do que de Storytelling: leve sempre em consideração que é impossível enfiar o pé pela boca quando bendita boca está fechada. Em Storytelling, chamamos isto de escuta ativa.

Quer saber mais sobre como funcionam as histórias e as suas aplicações práticas? Comece por OUVIR as histórias dos seus clientes, concorrentes, colegas, subordinados e aqueles que se preocupam com você, para quem você tem importância. Aprenda a fazer perguntas e obtenha comentários nos momentos certos da história que lhe contam. Use a vasta gama de ferramentas disponibilizadas por meio dos princípios básicos do Storytelling para ouvir. O propósito de uma boa história intercambiada inteligentemente não é apenas levar vocês a se tornar mais bem informado, mas se tornar mais popular junto àqueles com quem interage.

 

Seguem-se cinco dicas para você se tornar um melhor ouvinte de histórias e tirar melhor tirar proveito delas:

  •  Deixe de se preocupar com o que você vai dizer e se concentre no que está sendo dito. Pode ter certeza, ninguém está interessado nas suas histórias. A maioria delas são ridículas, as demais, provavelmente, inapropriadas.
  •  Jamais esteja muito ocupado para ouvir: qualquer pessoa pode agregar valor ao seu mundo se estiver disposto a escutar. A sabedoria não vem apenas de colegas e daqueles acima de você – pode vir de qualquer lugar em qualquer momento, mas apenas se você estiver disposto a ouvir. Expanda a sua esfera de influência e aprenda com quem tem perspectivas e experiências que diferem da sua.
  •  Aprenda a interpretar as histórias não-verbais: as pessoas dizem tanto (se não mais) com suas ações, inações, linguagem corporal, expressões faciais, etc., como fazem com suas comunicações verbais.
  •  Não se esqueça de pensar porque alguém não está dizendo algo, por que não está se comunicando. Quase sempre uma mensagem não verbal e mais clara que a verbal.
  •  Lembre-se de que ouvir demonstra que você respeita os outros, sendo o primeiro passo na construção da real confiança e bom relacionamento. Poucas coisas rendem tanto na construção de um ambiente onde reina a boa vontade como o reconhecimento das histórias dos outros.

Benjamin Franklin certa vez disse: “Fale pouco, faça muito”. Na minha opinião, se você for optar por um bom treinamento em Storytelling em 2018, peça a quem for ministrar que o ajude a limitar as histórias que você vive querendo contar, grandes contadores de histórias ficam bonitinhos no Ted Talk e nos vídeos de venda digital; numa empresa séria, com uma liderança séria e inspiradora, que visa obter um grupo homogêneo e motivado de colaboradores em todos os níveis, segure o líder-papagaio dentro de si. Você não é ator nem palhaço. Você é LÍDER!

Claro, desenvolva-se, por todos os meios, como um especialista em Storytelling; mas peça, sobretudo, que o programa de desenvolvimento contemple técnicas eficazes — metade do tempo, pelo menos — que ajudem você a se tornar um bom ouvinte. O ouvinte ativo, pode ter certeza, é mercadoria rara.

***************************

James McSill

Um dos consultores de história mais bem-sucedidos do mundo, reconhecido e elogiado pelo seu vasto trabalho na América Latina, América do Norte e Europa, estendendo-se, agora, à Ásia. James, anglo-brasileiro, trilíngue e linguista por formação, tem mais de trinta e cinco anos de experiência na arte de conduzir autores a uma “história viável para publicação” e a sensibilizar líderes e organizações quanto aos benefícios do Storytelling como instrumento de trabalho e transformação. Fundador é diretor-executivo da McSill Story Studio (Inglaterra), foi pioneiro na indústria do livro e na consultoria de histórias, hoje estendendo-se a TV, Cinema, Teatro e parques temáticos. Autor de mais de duas dezenas de livros, é conferencista em reconhecidas convenções de RH e académicas (EUA, Brasil, México e Japão); conduz treinamentos, seminários, workshops e palestras, bem como consultorias privadas para indivíduos ou empresas em todos os aspectos do Storytelling, atingindo uma audiência de mais de vinte mil pessoas ao ano. James tem como missão levar o maior número possível de pessoas a entender que a história pode mudar a História, transformando vidas, proporcionando satisfação, bem-estar e felicidade.

Para saber a respeito de McSill e o seu trabalho, insira no Google «James McSill»

James McSill e a B Storytelling disponibilizam periodicamente cursos, workshops e consultorias em no Brasil:

  • Certificação Internacional em Storytelling
  • Workshop ‘Vamos Criar Histórias!’
  • Formação em Storytelling Corporativo
  • Consultoria empresarial

Para além disso, realizam-se formações e treinamentos à medida para empresas e organizações que necessitam de melhorar a sua comunicação. Consulte-nos para mais informações: [email protected][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Que tal aprender mais sobre Storytelling?

Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.

James McSill
James McSill
[email protected]

Um dos consultores de histórias mais bem-sucedidos do mundo, autor, conferencista e filantropo.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling