09 mar Narrativas digitais: uma nova maneira de se conectar
A revolução digital é um dos maiores avanços na entrega de informações desde a imprensa, trazendo muitos novos conceitos e ideias a cada ano, com alguns deles vindo para ficar. Uma delas é o storytelling, através das narrativas digitais, que tem se mostrado uma das tecnologias mais eficazes para apresentar histórias.
As narrativas têm sido um aspecto essencial da civilização humana desde os tempos pré-históricos, evoluindo com elas tanto em termos de funções quanto de apresentação. Destes, as narrativas escritas e a capacidade de replicar textos massivamente foram algumas das maiores. No entanto, também podemos argumentar que a mudança mais radical ocorreu nos tempos modernos, com o início da narrativa digital.
Com a narrativa digital sendo uma das formas mais eficazes de conectar pessoas e compartilhar informações, não é surpresa que marcas e organizações estejam fazendo uso dela. Isso é especialmente verdade em um momento em que as gerações mais jovens provaram ser especialmente atraídas por conteúdo de formato curto, como Tik-Tok e histórias do Instagram.
O que é contar histórias através de narrativas digitais?
As narrativas digitais envolvem o uso de ferramentas modernas de criação de conteúdo para produzir mídias como áudio, vídeo, mídia social, texto e elementos interativos. Embora essa definição pareça muito geral, existem alguns temas comuns, mesmo em diferentes tópicos e tipos de mídia.
À medida que entendemos melhor o processo de comunicação, o conteúdo pode ser transmitido de maneira mais rápida e confiável. Esse conhecimento, apoiado pela flexibilidade da mídia moderna, ajuda a entregar uma experiência mais adequada às necessidades do receptor.
Um imenso número de tecnologias desenvolvidas em diversos campos tornou possível essa revolução de conteúdo, pois o hardware está mais poderoso e mais barato do que nunca, e o software também continua evoluindo. Juntos, eles melhoram o acesso a ferramentas de edição que não estavam disponíveis ou limitadas a um pequeno número de pessoas nos anos anteriores.
À medida que a tecnologia de comunicação melhora, a disponibilidade e a produção de conteúdo seguem de perto e se estendem rapidamente, atingindo quase todos os cantos do planeta. A cada dia, mais humanos estão conectados à internet para aproveitar os muitos benefícios que ela traz. Isso continua aumentando os incentivos para a criação de conteúdo digital, permitindo que pessoas de todo o mundo participem dele.
De maneira semelhante, os dispositivos de captura de imagens, vídeo e áudio tiveram melhorias incríveis na última década. Isso multiplica as opções para os criadores de conteúdo de várias maneiras, oferecendo infinitas possibilidades de como eles podem gravar e combinar mídia. A gravação de áudio ou vídeo pode ser feita em diversos locais, com pouca preparação e equipamentos leves. Tudo isso com uma qualidade impensável há apenas quinze anos.
Na maioria das vezes, as narrativas digitais são produzidas em forma de vídeo, embora existam muitas outras opções disponíveis. No entanto, o conteúdo de vídeo permite o uso de imagens estáticas, texto e sons, o que os torna extremamente eficientes quando se trata de usar plataformas de mídia social. O vídeo também permite que os criadores transmitam mais informações de maneira simplificada, o que torna o conteúdo mais fácil de digerir para o receptor.
Os artigos escritos, por outro lado, podem proporcionar uma experiência imersiva à medida que os leitores percorrem o texto em seu próprio ritmo. Eles também podem incluir imagens, links, áudio e até vídeo incorporado, dependendo da plataforma. Os índices também podem ser usados para navegar pelo texto com mais facilidade e pular para frente e para trás nos artigos.
Dessa forma, os leitores podem escolher rapidamente as informações que desejam, ignorando as informações que já conhecem. A possibilidade de saltar para uma página web diferente, vídeo, etc. também ajuda a pessoa que está a receber. Tudo isso contribui para uma experiência mais suave e versátil para atender melhor às necessidades de todos.
Embora o texto e o vídeo sejam alguns dos meios mais populares nos quais as narrativas digitais são apresentadas, existem vários outros. Por exemplo, o podcasting teve um crescimento incrível em popularidade nos últimos anos.
Os sete elementos das narrativas digitais
Joe Lambert é um dos especialistas mais citados no tema da narrativa digital. Ele é o fundador do Center for Digital Storytelling, uma organização sem fins lucrativos focada em arte digital. Uma ideia definida por Lambert que é amplamente utilizada é que a narrativa digital tem sete elementos importantes que os criadores devem considerar.
Essas ideias giram principalmente em torno do conteúdo de vídeo, mas podem ser aplicadas a qualquer outra mídia, formando uma estrutura para ajudar a moldar a história, aproveitando os pontos fortes dessa forma de arte. Essa ideia tem sido usada por muitos como um ótimo ponto de partida para contar histórias digitais.
Vamos analisar os sete elementos das narrativas digitais e como eles ajudam a criar uma experiência atraente:
- Ponto de Vista – Define o ponto de vista principal e a perspectiva do autor.
- Uma Questão Dramática – A questão em torno da qual a história gira. Deve ser respondida no final da história.
- Conteúdo Emocional – A apresentação de assuntos que atraem o público e o fazem se sentir conectado, apresentado de forma poderosa e pessoal.
- O dom da sua voz – Uso de gravações de voz nítidas para contar a história aproveitando todos os benefícios das palavras faladas.
- O poder da trilha sonora – Qualquer música ou som que acompanhe a história e ajude o público a ficar imerso.
- Economia – Não usar muito conteúdo, apenas o suficiente para que o espectador tenha uma experiência confortável.
- Ritmo – O ritmo da história ou a velocidade com que os eventos se desenrolam.
Onde as narrativas digitais podem ser usadas?
Os insights e ferramentas da narrativa digital podem ser extremamente úteis em muitos campos. Não importa em que você se especialize, é provável que as narrativas digitais possam ajudá-lo a se comunicar melhor. Ela permite que você crie um material mais claro, mais fácil de seguir e mais interessante para o receptor.
À medida que as tecnologias se tornam mais abrangentes, os requisitos para as organizações aproveitarem as narrativas digitais ficam cada vez menores. Basta ter um smartphone, computador ou laptop para colocar qualquer pessoa em uma boa posição para começar a produzir esse tipo de conteúdo. Considerando isso, podemos concluir que a maioria das organizações é capaz de se envolver com o storytelling digital.
Qualquer avanço para tornar a comunicação mais precisa e eficiente provavelmente beneficiará a todos nós. A narrativa digital é uma força a ser reconhecida nesse sentido, dado seu poder e acessibilidade nos dias modernos. Vejamos alguns exemplos disso.
Narrativas Digitais na Educação
Para educadores e alunos de todos os níveis, a narrativa digital pode ajudar muito na exposição de ideias e aprendizado. Isso torna o conteúdo educacional interessante de várias maneiras e o ajuda a durar mais na memória.
A forma mais óbvia é aplicá-la em conteúdos criados pelos próprios professores, mas existem outros recursos. Incentivar os alunos a criar suas próprias histórias também oferece um punhado de benefícios a serem colhidos. Esse processo os força a se envolver com o conteúdo em um nível mais profundo. Isso os ajuda a aprender a se comunicar melhor em geral e a melhorar sua confiança e habilidades de escrita. E sabendo que a narrativa digital chegou para ficar, é importante estimular os alunos a aprender as habilidades envolvidas.
Quando os educadores usam a narrativa digital para criar seu próprio conteúdo, eles podem gerar uma informação emocionante. Esta pode ser uma peça independente a ser expandida ainda mais em sala de aula ou por meio de outras mídias. Nesse caso, serve como ponto de partida para envolver e interessar os alunos em conteúdos adicionais. Também pode se tornar parte de uma série em que o professor desenvolve um tópico maior. Quando solicitado na forma de projetos em grupo, ajuda os alunos a trabalhar em suas habilidades de formação de equipe.
Devemos esperar que mais educadores tomem conhecimento dessa ferramenta e de como colocá-la em prática. Em combinação com seus conhecimentos de pedagogia, conteúdos muito educativos podem ser criados com poucos recursos e tempo.
Narrativas Digitais em Marketing
Para as marcas, a narrativa digital pode fornecer uma ferramenta de marketing poderosa e versátil. Ajuda a se conectar com as pessoas de novas maneiras que transmitem a força das respostas emocionais, como a empatia. Isso ajuda a fazer com que os clientes se sintam mais próximos da marca de uma maneira que a mídia mais fria e antiga nunca poderia igualar. Agora que as empresas competem constantemente por nossa atenção, ajuda a comunicar experiências humanas relacionáveis em pouco tempo.
Indo além, as organizações que possuem recursos mais extensos podem produzir mais conteúdo de criação de títulos. Isso permite que os profissionais de marketing façam testes para ver quais histórias se saem melhor. Essa estratégia é ótima para criar conteúdo mais especializado e focar em públicos específicos.
Por essas razões, muitos, se não a maioria, dos grandes esforços de marketing envolvem algum tipo de narrativa digital hoje em dia. Se você viu alguns anúncios em vídeo on-line, é provável que pelo menos um deles tenha sido concebido dentro dessa estrutura.
Outra maneira poderosa de introduzir a narrativa digital é fazer com que os seguidores da marca as criem. Da mesma forma que as hashtags são incentivadas, a criação dessas histórias também pode ser incentivada. Isso resulta em comunidades mais fortes e uma melhor sensação de envolvimento, atraindo ainda mais as pessoas para a marca.
Narrativas Digitais na Promoção da Saúde
Um grande obstáculo que os comunicadores de ciência e saúde enfrentam é a falta de interesse do público em geral. Isso cria grandes oportunidades para colocar a narrativa digital a serviço do conhecimento público sobre todas as coisas relacionadas à saúde.
Muitos anúncios de serviço público contendo recomendações geralmente passam despercebidos pelo público para o qual foram feitos. Em situações como essa, a narrativa digital pode ser usada para direcionar esses esforços com mais eficiência.
Divulgar informações sobre doenças como câncer ou diabetes pode salvar vidas, por exemplo. Ao ter uma ideia mais clara de como suas mensagens estão sendo entregues, os especialistas podem se comunicar melhor com seu público.
Dispositivos e tratamentos médicos às vezes exigem que pessoas não treinadas em ciências médicas tomem certas ações. A narrativa digital oferece aos médicos e outros especialistas melhor controle sobre a mensagem que os pacientes recebem.
As empresas médicas também podem usar esse recurso para melhorar a forma como se comunicam com médicos e pacientes. Isso inclui informações sobre processos que não estão diretamente relacionados à saúde, como pagamentos, políticas e recursos.
Quais são as melhores plataformas de narrativas digitais?
À medida que a narrativa digital se torna mais popular, ela influencia a maneira como nos conectamos com outras pessoas online. Muitas empresas reconhecem isso e procuram fornecer às pessoas as ferramentas e o público para transmitir sua mensagem. O resultado é um número crescente de comunidades com seus próprios criadores e receptores, formando um ambiente próspero para ideias.
Seja você um comunicador ou apenas queira aproveitar o conteúdo, essas plataformas são muito úteis. Eles são uma mostra de como a mídia de massa deu espaço para produções em pequena escala para escritores, videomakers e artistas em geral.
A seguir, abordaremos algumas das principais plataformas de storytelling digital. Vamos descrever cada um completo com sua abordagem para esta nova era da comunicação.
Medium.com
Cobrindo todos os tipos de tópicos, uma plataforma de publicação amplamente popular para contar histórias digitais é o Medium. Focado principalmente em posts de texto, este site apresenta desde publicações amadoras até trabalhos profissionais.
Com mais de 100 milhões de leitores, o Medium tem um público grande o suficiente para qualquer tipo de ideia. O site não exibe anúncios, com base em sua intenção de permanecer imparcial. Um líder claro em narrativa digital, o Medium é onde a mídia social encontra o compartilhamento de conteúdo de qualidade.
Com o passar do tempo, é provável que mais pesquisas no Google resultem em artigos do Medium. Especialmente porque possui muitas tags diferentes para um extenso conjunto de tópicos. Entre os mais populares estão startup, vida, política, design, negócios, esportes, gastronomia, arte e saúde. Alguns deles abordam notícias atuais, outros explicam como funciona um serviço ou site, outros são artigos de opinião. Há conteúdo para todos os gostos e expectativas.
O Medium cobra uma assinatura mensal ou anual para ler artigos ilimitados e paga aos criadores de conteúdo por suas contribuições. Uma vez que os contribuidores alcançam uma base de seguidores grande o suficiente, eles podem começar a ser pagos por seu conteúdo. O lucro de cada criador depende da quantidade de tempo que os assinantes pagam para gastar no conteúdo feito por eles.
Steller.co
A Steller é outra grande empresa que está aproveitando a tecnologia moderna para criar uma experiência impressionante. Essa plataforma é orientada por temas, incentivando os criadores de conteúdo a se concentrarem em histórias de viagens. Por meio do aplicativo, eles podem combinar imagens, áudio, vídeo e texto para uma rica descrição de um lugar ou experiência.
Turismo, férias e viagens podem trazer algumas das fotos e vídeos mais interessantes. Realmente, quem não gosta da imagem de uma paisagem linda e exótica? Algumas das histórias com este tema tornam difícil desviar o olhar. Embora a plataforma tenha sido criada com os fãs viajantes mais entusiasmados, as postagens são atraentes para qualquer um.
Para acessar o conteúdo do Steller, os usuários precisam baixar um aplicativo, disponível para Android e iOS. Assim que começarem a criar conteúdo, poderão usar o aplicativo para publicá-lo em outras redes sociais também.
Shorthand
Outra empresa que é ótima de ver na frente da inovação é a Shorthand. Um dos pioneiros do “scrollytelling”, ele permite que as pessoas criem páginas que se movem e respondem enquanto o usuário rola. Essas histórias podem incluir uma grande variedade de ferramentas e animações diferentes. Imagens, vídeos, efeitos, animações e até mesmo peças interativas como gráficos e mapas podem ser incluídos no conteúdo Shorthand.
Shorthand oferece a possibilidade de criar experiências altamente interativas e dinâmicas sem necessidade de codificação. Isso significa que os usuários comuns podem criar um ótimo conteúdo apenas começando a trabalhar com o mínimo de treinamento. Fazer a ponte entre as pessoas comuns e a criação de sites interativos é uma excelente maneira de tornar a web mais amigável. Isso não se limita a sites disponíveis publicamente, pois o Shorthand é ótimo para criar comunicações internas dentro das empresas. Algumas grandes organizações já fizeram uso do conteúdo Shorthand, como a Honda, a Universidade de Cambridge e a BBC.
As histórias criadas podem ser publicadas na hospedagem Shorthand em um subdomínio de sua escolha. Eles também podem ser baixados em diferentes formatos, alguns dos quais são fáceis de colocar em um servidor web. Certamente, colocar algum esforço em oferecer esse tipo de flexibilidade foi uma ótima ideia por parte da Shorthand.
Enquanto uma avaliação gratuita está disponível, publicar sua história Shorthand requer um plano pago. Os planos são chamados de prime, pro e premium, com o primeiro contendo recursos mais do que suficientes para começar. Embora os preços não estejam disponíveis publicamente, você pode pedir um desconto para instituições de caridade, institutos acadêmicos ou aulas de jornalismo. Apesar de possuir uma extensa base de conhecimento, é importante observar que apenas os planos premium recebem suporte do Shorthand.
Animaker
Reconhecendo as vantagens da narrativa digital para projetos de todos os tipos, o Animaker é outra ótima plataforma para criação de conteúdo. É direcionado a empreendedores, educadores, criadores de conteúdo online e qualquer pessoa que possa fazer uso da criação de histórias animadas divertidas. Várias grandes empresas confiam na Animaker para criar parte de seu conteúdo digital. Alguns de seus maiores clientes são Pepsi, Google, Verizon, Unicef e Walmart.
Animaker pode ajudá-lo a editar vídeo e combiná-lo com objetos animados e personagens personalizados e muito mais. Ele permite cortar vídeo e adicionar sobreposições de todos os tipos, incluindo legendas e marcas d’água de sua própria criação. Esta plataforma também possui um dos maiores acervos de conteúdo multimídia para incluir em seus projetos. Também suporta vídeo 4k, para criar histórias digitais de excelente qualidade de imagem.
Tudo isso pode ser acessado por meio de templates poderosos que simplificam muito a criação de conteúdo. Alguns outros recursos bem pensados também facilitam o processo, como um construtor de personagens com muitas expressões faciais. Ele também possui conversão de texto em fala com várias vozes diferentes e sincronização labial automática para personagens.
O Animaker tem uma base de conhecimento bem feita e uma página de tutoriais, cobrindo quase todas as perguntas que você possa imaginar sobre a plataforma. Embora essa ferramenta não seja totalmente gratuita, ela oferece vários planos diferentes a partir de 10 dólares por mês. Ao criar uma conta gratuita, você também pode testar a maioria de suas funções.
Book creator
Embora o conteúdo de vídeo e as animações recebam a maior parte da atenção, os livros estão longe de morrer. Quase todos os nossos dispositivos com tela oferecem recursos de leitura de livros, e os leitores de e-books ainda têm uma base de usuários crescente. O Book Creator sabe disso e criou uma plataforma moderna que está à altura do desafio de satisfazer os criadores de conteúdo digital. Ao usar essa ferramenta, usuários de todo o mundo criam quase dois milhões de livros por mês.
Os livros criados nesta plataforma podem incluir uma variedade de tipos de mídia, incluindo vídeo, música, gravações e desenhos. Para funcionalidade adicional, essas histórias também podem incluir planilhas, Google Maps e código personalizado. Os usuários do Book Creator podem colaborar em tempo real, permitindo uma experiência rica para professores e alunos.
Esta plataforma também é totalmente compatível com Google Chrome, Safari, Edge e pode até ser usada como aplicativo para iPad. Quando um projeto de livro é concluído, ele pode ser publicado online ou exportado como PDF ou arquivo ePub.
A versão gratuita do Book Creator permite que os usuários criem até 40 livros, mas a colaboração em tempo real não está disponível. Os planos pagos começam em 12 dólares para professores por mês e permitem até 1.000 livros por usuário.
Conclusão
Agora você está pronto para colocar a narrativa digital para trabalhar em alinhamento com seus objetivos. Isso o coloca em posição de estender sua influência no mundo. Certifique-se de usar isso de maneira positiva e ajude os outros a melhorar também nesse aspecto.
O poder da narrativa para fazer as pessoas se sentirem mais conectadas é muito mais do que uma ferramenta para aumentar as vendas. Pode ser uma maneira de se conectar mais profundamente com seus colegas de equipe, alunos ou organizações.
Sabendo como a narrativa digital se apresenta, você estará preparado para reconhecê-la quando usada por outras pessoas. Ser capaz de identificar essas narrativas e pensar em como elas foram concebidas também pode ajudá-lo a se tornar um comunicador melhor. Também pode ajudar a proteger-se de ser fortemente influenciado por essas histórias.
Texto traduzido e adaptado livremente de GritDaily.com
Que tal aprender mais sobre Storytelling?
Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.
Sem Comentários