narrativas

Narrativas são mais eficazes para inspirar ações positivas para as pessoas e o planeta

Se você é um profissional de marketing, assim como eu, somos cocriadores de narrativas, e as histórias de marca que contamos têm a capacidade de impulsionar mudanças culturais. Nunca antes o poder das histórias que contamos teve tanta importância ou oportunidade latente como hoje.

Nossas vidas são moldadas por uma variedade de narrativas. Desde a infância, o storytelling é usado para estimular nossa imaginação e, ao mesmo tempo, nos ensinar lições do passado e opções possíveis para o nosso futuro. Na sociedade de hoje, encontramos uma mistura de narrativas influenciando nossa cultura – onde a liderança inspiradora é necessária para unir as massas. E se governos são muito lentos para abraçar mudanças, é aqui que as marcas podem e devem intervir para acelerar o processo.

Como profissionais de marketing, não somos apenas guardiões de uma marca, somos criadores das histórias que queremos contar. As marcas são contadoras de histórias, ajudando a impulsionar a cultura e os consumidores para trilharem várias jornadas.

Da sustentabilidade a práticas de inclusão social, igualdade racial e de gênero, saúde mental e bem-estar social, são muitas as opções de temas que as empresas estão abraçando e direcionando seus propósitos para que possam contribuir mais do que apenas a geração de renda e a busca pelo lucro. Muitas das histórias empresariais que são contadas, vão muito além da simples peça publicitária ou da intenção de conseguir curtidas e compartilhamentos.

Avaliar o impacto de uma história pode ser uma prática subjetiva, mas ao perceber que os consumidores estão aderindo aos temas propostos por nós, profissionais do marketing, através de iniciativas orientadas a propósitos, onde contamos as histórias com autenticidade, credibilidade e relevância, contribuímos para que as marcas impulsionem mudanças positivas de comportamento enquanto aumentam a admiração pela marca.

É hora de você começar a criar mais histórias, para que a marca da sua empresa possa ir além de simplesmente tentar convencer os clientes a comprar. Ao oferecer mais narrativas para tentar mudar as atitudes das pessoas, é possível incentivar mudanças reais ​​em seu comportamento. As vezes as pessoas querem ter atitudes mais sustentáveis, altruístas ou apenas ser um ser humano melhor, mas não sabem por onde começar. Esta é uma grande oportunidade para as marcas se tornarem líderes neste espaço por meio de inspiração e educação sobre como as pessoas podem aprender e agir.

Por exemplo, ao criar qualquer comunicação, seja um anúncio único ou uma campanha totalmente integrada, incluir um forte apelo à ação (CTA) é a melhor maneira de passar de um local de defesa para impulsionar a ação do consumidor. Muitas vezes um anúncio com um CTA simples funciona melhor do que aqueles sem nenhum. Isso sugere que os consumidores são receptivos ao aprendizado e, finalmente, à adoção de novos comportamentos, e favorecem as marcas que estão assumindo a liderança em mostrar como.

A sociedade é conduzida pelas narrativas que nos movem. As marcas que lideram e oferecem formas tangíveis para os consumidores viverem de forma mais sustentável ganham uma vantagem competitiva; e pesquisas mostram que os consumidores estão mais ansiosos do que nunca para aprender sobre as iniciativas das marcas e apoiar as marcas que estão fazendo o melhor para as pessoas e o planeta. Juntas, as marcas podem criar um impacto coletivo que conduza a sociedade em direção a um futuro melhor para todos.

Traduzido e adaptado livremente de sustainablebrands.com

 

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
[email protected]

Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

Sem Comentários

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

B! Storytelling