18 mar Narrativas são mais eficazes para inspirar ações positivas para as pessoas e o planeta
Se você é um profissional de marketing, assim como eu, somos cocriadores de narrativas, e as histórias de marca que contamos têm a capacidade de impulsionar mudanças culturais. Nunca antes o poder das histórias que contamos teve tanta importância ou oportunidade latente como hoje.
Nossas vidas são moldadas por uma variedade de narrativas. Desde a infância, o storytelling é usado para estimular nossa imaginação e, ao mesmo tempo, nos ensinar lições do passado e opções possíveis para o nosso futuro. Na sociedade de hoje, encontramos uma mistura de narrativas influenciando nossa cultura – onde a liderança inspiradora é necessária para unir as massas. E se governos são muito lentos para abraçar mudanças, é aqui que as marcas podem e devem intervir para acelerar o processo.
Como profissionais de marketing, não somos apenas guardiões de uma marca, somos criadores das histórias que queremos contar. As marcas são contadoras de histórias, ajudando a impulsionar a cultura e os consumidores para trilharem várias jornadas.
Da sustentabilidade a práticas de inclusão social, igualdade racial e de gênero, saúde mental e bem-estar social, são muitas as opções de temas que as empresas estão abraçando e direcionando seus propósitos para que possam contribuir mais do que apenas a geração de renda e a busca pelo lucro. Muitas das histórias empresariais que são contadas, vão muito além da simples peça publicitária ou da intenção de conseguir curtidas e compartilhamentos.
Avaliar o impacto de uma história pode ser uma prática subjetiva, mas ao perceber que os consumidores estão aderindo aos temas propostos por nós, profissionais do marketing, através de iniciativas orientadas a propósitos, onde contamos as histórias com autenticidade, credibilidade e relevância, contribuímos para que as marcas impulsionem mudanças positivas de comportamento enquanto aumentam a admiração pela marca.
É hora de você começar a criar mais histórias, para que a marca da sua empresa possa ir além de simplesmente tentar convencer os clientes a comprar. Ao oferecer mais narrativas para tentar mudar as atitudes das pessoas, é possível incentivar mudanças reais em seu comportamento. As vezes as pessoas querem ter atitudes mais sustentáveis, altruístas ou apenas ser um ser humano melhor, mas não sabem por onde começar. Esta é uma grande oportunidade para as marcas se tornarem líderes neste espaço por meio de inspiração e educação sobre como as pessoas podem aprender e agir.
Por exemplo, ao criar qualquer comunicação, seja um anúncio único ou uma campanha totalmente integrada, incluir um forte apelo à ação (CTA) é a melhor maneira de passar de um local de defesa para impulsionar a ação do consumidor. Muitas vezes um anúncio com um CTA simples funciona melhor do que aqueles sem nenhum. Isso sugere que os consumidores são receptivos ao aprendizado e, finalmente, à adoção de novos comportamentos, e favorecem as marcas que estão assumindo a liderança em mostrar como.
A sociedade é conduzida pelas narrativas que nos movem. As marcas que lideram e oferecem formas tangíveis para os consumidores viverem de forma mais sustentável ganham uma vantagem competitiva; e pesquisas mostram que os consumidores estão mais ansiosos do que nunca para aprender sobre as iniciativas das marcas e apoiar as marcas que estão fazendo o melhor para as pessoas e o planeta. Juntas, as marcas podem criar um impacto coletivo que conduza a sociedade em direção a um futuro melhor para todos.
Traduzido e adaptado livremente de sustainablebrands.com
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