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O poder do storytelling na indústria da música

O poder do storytelling como ferramenta de branding sempre foi um dos principais ingredientes para o sucesso na indústria da música. Muitos profissionais de marketing da indústria da música se concentram tanto no “produto” que se esquecem da importância de comunicar o que representam.

Contar histórias de marca significa usar diferentes mídias (plataformas de mídia social, vídeos, postagens, músicas) para capturar a atenção do seu público. Uma narrativa bem-sucedida cria uma conexão emocional entre a música e o público. A longo prazo, isso criará lealdade e confiança.

Aqui estão os principais elementos que ajudarão você a criar uma história de sua marca e construir um público com base em laços emocionais.

Por que você precisa de uma história

Todo esforço de marketing precisa de uma história. E toda história tem personagens principais, um começo, conflito e resolução. Antes de criar sua história, você precisa decidir o que sua música realmente representa e encontrar a melhor maneira possível de apresentar seus valores e as pessoas por trás de sua marca ao seu público.

O maior erro que vejo os profissionais da música cometerem é fazer a história toda sobre eles. Sua história precisa ser sobre seu cliente e não sobre você. Seu cliente só vai acreditar na sua história se for um dos personagens dela.

Você precisa criar essa história com cuidado e mostrar como ela é representada pelos artistas da sua empresa. É essencial compartilhar sua jornada musical do início ao fim para se conectar com seus ouvintes e fazer com que eles se sintam parte do processo.

Não siga as tendências, mas incorpore-as

Você precisa ser único e autêntico para que sua música e sua marca sejam memoráveis. A chave para o storytelling da marca é despertar sentimentos em seu público, que depende de estabelecer uma conexão verdadeira, então a autenticidade é fundamental.

Se você mudar sua história e o que sua música representa cada vez que surgir uma nova tendência, você confundirá seu público e provavelmente os perderá. Conheço gravadoras que estão focadas em destacar a importância de respeitar e abraçar diferentes culturas, rituais e tradições. Não há tendência que possa mudar isso.

Embora as tendências possam ser úteis para mostrar onde a indústria da música está agora e se você está indo na direção certa, segui-las não deve fazer com que perca a identidade da sua marca. As tendências culturais podem ser importantes no marketing para seu público-alvo, para que você possa criar sua história com facilidade e não ofender ninguém ao longo do caminho.

O poder dos visuais

Existem muitos aspectos diferentes para criar uma marca de sucesso na música, mas um dos mais importantes é o visual. Um músico ou banda de sucesso, assim como uma gravadora de sucesso, deve criar uma marca para se destacar. Essa marca é o que faz as pessoas quererem ouvir aquele músico e não outra pessoa.

O visual de um músico inclui tudo, desde o logotipo na capa do álbum até a maneira como ele se veste no palco. Todos esses visuais trabalham juntos para criar uma marca unificada. Quando feito corretamente, isso pode ser uma ferramenta de marketing muito poderosa.

Um dos exemplos mais famosos de branding visual eficaz na indústria da música são os Beatles. O visual dos Beatles era simples e coeso, e eles vestiam uniformes combinando no palco. Isso criou uma marca muito unificada que as pessoas poderiam reconhecer facilmente. A marca dos Beatles foi tão bem-sucedida que continua a ser usada pelos músicos de hoje.

Se você deseja criar uma marca de sucesso na indústria da música, precisa cuidar de todos os aspectos de seu visual. Certifique-se de que todos os seus recursos visuais sejam consistentes e reflitam seu estilo musical.

Você também precisa ter certeza de que sua marca é facilmente reconhecível por seus fãs. Com planejamento e execução cuidadosos, você pode criar uma marca visual poderosa que o ajudará a alcançar o sucesso na indústria da música.

Consistência

Use diferentes canais para promover e contar sua história. Da seção “Sobre” no site da sua empresa a vídeos e postagens em suas plataformas de mídia social, você precisa compartilhar sua história repetidamente.

Se você quer que as pessoas se lembrem da sua marca, você precisa manter a consistência em todas essas plataformas. Se o seu público-alvo for exposto à sua marca por meio de vários canais, há uma chance maior de que eles se lembrem de você.

Mas a consistência requer mais do que simplesmente postar com frequência. Tudo se resume ao nível de qualidade que você traz consigo sempre que conta sua história. Não é suficiente fornecer material semanalmente se o conteúdo não for de alta qualidade.

Saia do lugar-comum

A indústria da música mudou drasticamente nos últimos anos, pois as plataformas de streaming digital tornaram mais fácil do que nunca para as pessoas encontrarem e ouvirem novos artistas. Neste cenário em rápida mudança, uma coisa permanece constante: o poder de uma boa história.

Seja uma história de origem, uma visão dos bastidores da produção de um álbum ou simplesmente uma narrativa que ajuda os ouvintes a entender a música de um artista, contar histórias é essencial para construir uma marca de sucesso na indústria da música.

Claro, todos os artistas têm histórias diferentes para contar. Alguns podem optar por se concentrar em sua jornada pessoal, enquanto outros podem preferir destacar o som único de sua música. O importante é ajudar os artistas a encontrar uma maneira de se destacar da multidão e se conectar com o público em um nível mais profundo. Em uma indústria que está em constante evolução, o poder de contar histórias sempre será essencial.

Gostou das dicas? Venha aprender todos os elementos que compõem as histórias!

Traduzido e adaptado livremente de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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