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Os 5 princípios do bom Storytelling de marca

Você sabe o que é um bom Storytelling de marca? Vou te mostrar por que uma história de marca crível e convincente nunca foi tão importante.

Em um momento de crises globais sem precedentes, uma epidemia de desinformação está alimentando a desconfiança do público em relação às instituições e líderes políticos e aumentando as expectativas para que as empresas vão além do lucro para assumir a liderança em questões sociais. Como tal, a importância de um Storytelling de marca crível e convincente nunca foi tão importante.

As pessoas sempre adoraram histórias. Uma boa história não é apenas divertida, ela provoca uma resposta emocional. Também torna o contador de histórias e sua mensagem mais memoráveis. De acordo com o psicólogo cognitivo Jerome Bruner, temos 22 vezes mais chances de lembrar de um fato quando ele faz parte de uma história.

Quando se trata de influenciar qualquer discurso, vários estudos mostraram o poder de uma narrativa convincente e bem construída. Por exemplo, demonstrou-se ser um motivador altamente eficaz para a cooperação voluntária.

Ao mesmo tempo, as pessoas há muito anseiam por marcas com as quais possam ter um relacionamento confiável e verdadeiro. Isso requer transparência, autenticidade e honestidade, todas as quais são melhor transmitidas por meio de uma comunicação mais profunda, que somente o Storytelling consegue alcançar.

O poder persuasivo de integrar fato com emoção não é novo, é claro. Mas a complexidade do cenário da mídia de hoje, com sua diversidade de plataformas e formatos de conteúdo e sua multiplicidade de narrativas concorrentes não tem precedentes. Isso dá uma vantagem clara aos proprietários de marcas que são melhores em inserir histórias nas comunicações e no marketing para criar narrativas conectadas.

Com a história certa, na hora certa, contada da maneira certa, pelo canal certo e para o público certo, as recompensas são claras.

O bom storytelling de marca não apenas aumenta o reconhecimento da mesma, mas também a torna mais difícil de se esquecer. Destaca-se numa paisagem ruidosa e constrói-se de modo diferenciado num mar de mesmice. As pessoas se lembram de uma história e a passam adiante. De acordo com a Kantar (“Media & Me”, 2020), 93% das pessoas confiam na família e nos amigos como fontes relevantes ao considerar a compra, antes das avaliações dos clientes, o que demonstra o poder e a inestimável defesa do storytelling.

Não é de se admirar, então, que nos tempos turbulentos de hoje, contar histórias nunca tenha sido tão importante para as marcas. E a pressão sobre os proprietários de marcas para aperfeiçoar suas habilidades de contar histórias nunca foi tão grande.

Então, o que faz um bom Storytelling de marca?

Existem, acreditamos, cinco princípios fundamentais:

1 – Mostrar, não contar

Concentre sua narrativa no impacto emocional de seu produto, em vez de das vantagens ou espeficicações técnicas. Em como isso pode afetar a vida de um cliente e como isso pode fazer esse cliente se sentir?

A Dexcom, uma empresa de dispositivos médicos que fabrica monitores contínuos de glicose – pequenos dispositivos portáteis que rastreiam os níveis de glicose de um usuário para ajudar as pessoas que vivem com diabetes – é uma demonstração poderosa disso. Uma combinação de táticas ajudou a aumentar o perfil da Dexcom no discurso público. Um exemplo foi a encomenda de pesquisas sobre o custo mental e emocional do diabetes e a construção de uma comunidade global de influenciadores, incluindo personalidades, que compartilharam suas histórias. Ambos produziram uma narrativa poderosa sobre o impacto positivo que essa tecnologia tem na vida de quem a utiliza.

2 – Envolva seu cliente na narrativa

Publicar grandes histórias não é mais exclusividade de contadores de histórias profissionais, como jornalistas.

O conteúdo gerado pelo usuário e um ecossistema criativo que envolve os clientes na narrativa gera engajamento e credibilidade e gera mídia conquistada e compartilhada juntamente com mídia paga, com benefícios de custo óbvios.

Considere a Tesla, uma marca que não faz propaganda e é impulsionada principalmente pela propaganda boca a boca não remunerada de clientes entusiasmados. No Reddit, YouTube, TikTok e Facebook, ao Clubhouse, Instagram e, claro, Twitter, eles debatem, discutem, riem, compartilham histórias pessoais e conteúdo criativo em um fluxo interminável de conteúdo e diálogo atraentes sobre seus Teslas.

3 – Seja transparente

Os clientes valorizam a honestidade, muitas vezes à frente da perfeição.

A marca de chocolates Tony’s Chocolonely, por exemplo, afirmou em seu recente relatório anual que as fazendas da África Ocidental que fornecem seu cacau tiveram 1.701 casos de trabalho infantil, contra 387 no ano anterior.

Embora isso possa parecer para alguns um potencial problema de relações públicas, a transparência e a explicação da empresa sobre sua missão e abordagem orientada para o propósito a diferencia e ganha credibilidade. O fato é que a empresa se abastece deliberadamente de uma região onde o trabalho infantil é predominante, em um esforço para trabalhar com seu fornecedor para combater a prática. Esse nível de honestidade e transparência não é apenas uma maneira poderosa de se comunicar e ganhar confiança, mas uma brilhante estratégia de negócios que os diferencia dos concorrentes e constrói uma marca na qual os clientes podem realmente acreditar a longo prazo.

4 – Seja personalizado

Em um momento em que a maioria dos consumidores tem uma pegada digital, as narrativas podem ser altamente personalizadas. Tanto para atender a diferentes gostos e necessidades pessoais quanto, também, para jogar com os diferentes pontos fortes de cada plataforma ou formato de storytelling, maximizando a visibilidade potencial e outros valores como SEO orgânico.

Um grande grupo hoteleiro abriu uma nova propriedade durante o verão de 2021 e queria aproveitar a temporada para aumentar a taxa de ocupação e vender pacotes de comidas e bebidas. Foi criada um estratégia em três níveis que incluiu histórias de conscientização para alimentar o funil de vendas, parcerias com influenciadores selecionados para gerar consideração e publicidade direcionada em mídia social para conversão, e o resultado foi muito bem-sucedido, com uma taxa alta de ocupação dos quartos e por esgotar a oferta dos pacotes de comidas e bebidas.

5 – Abrace seus dados

O bom Storytelling de marca de hoje é o que utiliza dados como parte das histórias que contam. Assim, eles visam as pessoas certas no momento certo e contam histórias relevantes e poderosas, alimentadas por dados.

A compreensão íntima e diferenciada do AirBnB de seu público e seu uso criativo de dados de clientes potencializam suas histórias. A marca pode mergulhar em um tesouro de dados para fornecer conteúdo sobre os destinos mais populares para estadias de longa duração, novas propriedades e categorias de experiência com bom desempenho, bem como outras histórias atraentes que podem trazer clientes novos e recorrentes.

Como as interações de cada cliente com uma marca agora consistem em várias experiências em uma enorme variedade de pontos de contato, tanto on-line quanto off-line, as expectativas dos clientes nunca foram tão altas. A chave para a capacidade de uma empresa em atender essas expectativas é a qualidade e a credibilidade das histórias que conta.

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Traduzido e adaptado livremente de PRWeek.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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