Histórias para falar em público

Por que é importante contar histórias para falar em público

Conheça algumas dicas para usar histórias para falar em público que irão ajudá-lo a se conectar com a audiência em um nível totalmente novo.

Imagine comigo: você está na frente de pessoas que têm o potencial de fechar negócio contigo. Passou dias preparando sua apresentação, lendo relatórios intermináveis, digerindo centenas de dados e ensaiando seu discurso. Com todas as informações na ponta da língua, se sente pronto para o grande dia. Você passa seus slides com confiança, termina sua apresentação, senta e fica sentado esperando a confirmação de que todo o trabalho duro valeu a pena. Mas nada acontece. Sem grandes vivas, sem perguntas do público e SEM NOVOS NEGÓCIOS.

Este é um padrão que vemos repetidamente nas apresentações de todos os níveis, em todos os tipos de empresas. Apresentações, palestras e pitches caem por terra – tudo porque as pessoas não conseguem realmente se conectar com seu público.

Então, o que você pode fazer para atrair a atenção do seu público e tornar seu discurso mais memorável? Como você pode ter mais impacto e motivar as pessoas a agir? A resposta está nas histórias para falar em público que você conta.

1. Crie uma conexão

Em um momento em que nossos negócios e vidas pessoais são dominados pela tecnologia, é mais importante do que nunca nos conectarmos em um nível autêntico – e é isso que o Storytelling faz. Gosto de chamá-la de tecnologia primordial – aquela que nos uniu em torno de fogueiras e ainda tem o poder de elevar, educar, inspirar e nos ajudar a entender o que significa ser humano. Se você aspira ser o capitão de qualquer tipo de navio, precisa estar no comando de sua história e ser capaz de compartilhar o que ela significa e por que é importante.

Há um provérbio chinês: “Diga-me, vou esquecer. Mostre-me, eu vou lembrar. Envolva-me, eu vou entender.” Contar histórias permite que você se conecte emocionalmente com seu público e os envolva em sua conclusão. Se é uma conclusão que eles chegam a si mesmos, eles vão confiar muito mais do que em qualquer discurso de vendas que você possa fazer.

2. Encontre suas histórias

Sua experiência pessoal com o mundo é o que transforma uma apresentação de branda e genérica para comovente e memorável. As histórias tornam o pessoal universal porque é assim que damos sentido ao mundo ao nosso redor. Essas histórias, grandes e pequenas, podem vir de todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, adicionando poder emocional ao seu discurso público para que você ressoe com seu público em vez de desligá-lo. Resista ao pensamento de que você não tem uma história na qual as pessoas se interessem. Ao utilizar histórias para falar em público, o maior obstáculo é se censurar antes mesmo de começar, dizendo a si mesmo que sua história tem que ser grande, importante ou impactante. Todo mundo tem uma história e muitas vezes são os chamados pequenos momentos da vida em que podemos acessar nossa maior humanidade – o bate-papo com o motorista do Uber, a troca de ideias com os amigos no boteco, descobrindo como as pessoas te julgam quando você diz que assiste as novelas da Globo! Tudo isso é terreno perfeito e fértil para aprender, sorrir, chorar. Portanto, pense de maneira adorável e indulgente sobre sua vida e seus momentos, reflita sobre o que é importante sobre eles e, antes que perceba, você estará compartilhando suas histórias com um público cativado.

3. Mostre a transformação

Pense em uma história como uma jornada na qual você está levando seu público. Identifique um problema e mostre-nos, em vez de nos dizer, que existe outro caminho. Qual é o problema que você quer resolver? Se não houver nenhum problema, ou nenhum vilão para superar, não há história. Se você fosse um super-herói, contra qual mal você gostaria de lutar? Essa é a história que você precisa contar. Contar histórias tem tudo a ver com transformação. Se algo não muda, não é uma história. Uma grande história sempre dá ao público uma noção do que é essa mudança e por que ela é importante. Você quer transportar seu público através da transformação. Algumas das palestras mais emocionantes usam histórias de transformação após traumas e dificuldades como forma de curar a si mesmos e aos outros. Crucialmente, eles usam o aprendizado dessas experiências de uma maneira incrivelmente poderosa – compartilhe as cicatrizes e não as feridas.

4. Começando

Uma história é apenas uma maneira de levar o público de A a B pela rota mais interessante. Ao descobrir qual é a sua história, seja corajoso. Para citar Ernest Hemingway, “o primeiro rascunho de qualquer coisa é uma merda”. Você precisa entender ou falar sobre isso, não importa o quão difícil ou inútil pareça. Depois de fazer isso, você tem algo para melhorar e refinar para poder criar um segundo rascunho e definir o que realmente quer dizer. Muitas vezes aconselhamos palestrantes a adicionar histórias para falar em público por muitas razões. Também funciona ao contrário. Em uma das nossas consultorias com um gestor de vendas de uma grande multinacional, que iria palestrar para o time de vendas da empresa para apresentar números e resultados do ano anterior, tive um desafio e tanto. O seu foco era simplesmente entregar os números e com eles, motivar o time a fazer melhor no próximo ano. Convidei-o a me contar histórias da sua vida onde ele fora mal compreendido. Ao fazer a ele perguntas como “O que é importante sobre essa história para você?”, “O que seu público pode tirar de sua história?”, isso desbloqueou uma grande quantidade de conteúdo e insights fascinantes. Algumas sessões depois, tivemos uma palestra totalmente desenvolvida sobre como todos podem, antes de emitir um juizo de valor, tentar ver o fato com outro olhar e praticar a empatia. As histórias foram o centro de sua fala, e ajudaram a dar uma outra perspectiva sobre os números e resultados apresentados.

5. Comece a praticar

Como uma pessoa prática, no meu dia a dia gosto de seguir o caminho mais curto de A a B. Gosto de um bom drama na Netflix, mas como já passo muito tempo em contato com o público, a última coisa que quero é que alguém me obrigue a ficar ouvindo enquanto se entrega a algo prolixo. Fico pensando: vamos, chegue logo ao ponto! Mas existem momentos onde ser eloquente faz toda a diferença. Ao contar histórias nas minhas reuniões de negócios, testemunhei a resposta do meu público. Longe de ser uma perda de tempo, uma história bem estruturada e relevante pode conectar a audiência à minha mensagem – e a mim – de maneira muito mais eficaz e profunda do que relatos simples. Lembro-me de pensar “Eu não tenho uma história” e depois testar algo em volta da mesa de jantar e perceber que um pequeno trecho da minha vida era atraente, engraçado e relacionável. Foi uma descoberta revolucionária!

6. Inspire-se

Uma ótima maneira de ver o Storytelling em ação é assistir a algumas palestras memoráveis. Quase todas as principais palestras do TED usam Storytelling para causar impacto e você pode encontrar facilmente vídeos de palestras poderosas que usam Storytelling de diferentes maneiras. Alguns dos nossos exemplos favoritos de palestras incluem:

A palestra de Sir Ken Robinson sobre como as escolas matam a criatividade – a palestra TED mais vista de todos os tempos (atualmente com mais de 60 milhões de visualizações).

Barack Obama sempre usou histórias para mostrar seu ponto de vista – muitas vezes ele era conhecido como o “Narrador-Chefe da América”. Dê uma olhada em seu discurso do Estado da União de 2014.

Como usar histórias para falar em público nos negócios

Quando as apresentações, as palestras e os pitches não ressoam, os riscos podem ser extremamente altos. Milhões de reais em negócios são perdidos, equipes inteiras ficam desengajadas e desmotivadas, o público rapidamente perde o interesse e começa a verificar seus e-mails. É por isso que contar histórias para falar em público é crucial para os negócios. Pode ser sua ferramenta mais poderosa para destacar sua apresentação, pode livrá-lo da necessidade de confiar em dados e informações soltas para defender seu ponto de vista e pode transformar seu impacto em sua empresa, setor e além. Contar histórias está no centro da abordagem dos nossos treinamentos, então você pode esperar aprender isso em todos os nossos programas. Especialmente no nosso treinamento de Storytelling para Palestrantes.

Traduzido e adaptado livremente de Ginger

 

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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