05 maio Richard Branson e o storytelling que cria ideias e constrói marcas
Março foi o mês do storytelling na Virgin.com. Durante todo o mês, a Virgin e seu fundador Richard Branson compartilharam artigos e insights do poder do Storytelling como uma ferramenta de liderança para a construção de marcas, motivação dos colaboradores e inspiração dos consumidores. “Sempre amei histórias. Desde que comecei o curso de administração com a Student Magazine, eu tenho me fascinado pela interseção do storytelling e o empreendedorismo,” escreve Branson. “Empreendedores que fazem a diferença são, de fato, storytellers profissionais. ”
Branson diz que a história da Virgin – seus altos e baixos, oportunidades e desafios – é o que atrai as pessoas aos seus produtos e serviços, assim como atrai colaboradores para se juntar a família Virgin. “Nós não seriamos nada sem a nossa história.
Os líderes dos quais Richard Branson credita por o inspirar são excepcionais storytellers.
Por exemplo, em um post Branson escreveu sobre “O inspirador Paul Polman, CEO da Uniliver. ” Polman acredita que o storytelling é a chave para engajar os colaboradores ao redor de um propósito maior. A Unilever recebe admiráveis 2 milhões de currículos por ano. Polman disse uma vez ao jornal The Guardian que a companhia é atrativa pois conta uma história sobre propósito do qual os colaboradores querem ter um papel. “Colocar o propósito no centro de tudo que a corporação faz é incrivelmente motivacional para os nossos colaboradores, ” Polman diz.
Polman lançou o “Vida Sustentável” que abrange as marcas da Unilever (Dove, Persil, Bertolli, Flora) em todos os 180 países em que a companhia atua. O propósito do plano é de cortar o impacto ambiental pela metade até o meio da próxima década. Polman utiliza histórias para promover a sua missão. De acordo com ele, “A real sacada é senti-la… não só na cabeça, mas também no coração. Fazemos muito Storytelling ao redor disso. Em todo país que visito, eu vou a consumidores e revendedores para ver o impacto dos nossos produtos, a contribuição de nossos produtos à sociedade. Pessoas se mobilizam para isso”
Richard Branson também credita o antigo Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, como um líder que o inspirou.
Carmine Gallo é palestrante, assessor de comunicação, autor Talk Like TED e The Storyteller’s Secret. Via Forbes
Sem Comentários