Seis estudos de caso de marca que provaram o valor do Storytelling

Em termos de marketing, Storytelling não é apenas sobre a produção de um anúncio com uma narrativa, mas de contar a história da “marca” através de múltiplos canais e usando várias ferramentas e métodos.

Técnicas de Storytelling podem dar credibilidade e personalidade para marcas, grandes ou pequenas.

Você pode construir relações mais significativas com os clientes tanto destacando as pessoas, quanto criando um tom distinto de voz em todos os canais ou usando a história da marca para ampliar a riqueza e autenticidade.

Vamos dar uma olhada em alguns estudos de caso úteis.

 

Visa

Apesar de ser um dos cartões de crédito mais usados no mundo, Visa havia identificado uma distância emocional entre a marca e seus clientes.

Pesquisas da indústria descobriram que as marcas têm a atenção das pessoas por apenas 6,5 segundos, assim a Visa criou a campanha GoInSix onde a marca iria gerar conteúdo interativo projetado para motivar as pessoas para jantar, fazer compras e viajar, usando vídeos de seis segundos, vinhetas de seis imagens ou seis palavras.

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A campanha decorreu em todos os seus canais sociais e Visa pediu influenciadores para carregar suas próprias histórias GoInSix.

A pontuação da página do Facebook da Visa passou da sétima para a primeira posição em “finanças” e subiu ao segundo em todas as marcas de estilo de vida. A campanha entregou 284 milhões de impressões ganhas, cinco vezes mais do que uma campanha anterior, que tinha 18 vezes mais mídia gastar.

 

WaterAid

‘The Big Dig” pela WaterAid foi uma campanha integrada, que trouxe captação de recursos, comunicação e programas de equipe em conjunto para levantar mais de £ 2,5 milhões para o trabalho da WaterAid no Malawi através de Storytelling digital.

https://www.youtube.com/watch?v=jAYhTmptQzk

Postagens direto do Malawi significavam que apoiadores e doadores podiam ver o seu apoio em ação e conhecer as pessoas que estavam apoiando.

Foi a primeira vez para o setor, usando plataformas sociais e ferramentas móveis para que apoiadores pudessem conhecer pessoas cujos filhos estavam morrendo por falta de água limpa, se reunissem com eles para ver como um caminhão perfurava o poço, trazendo água limpa .

O Big Dig foi a campanha de angariação de fundos e conscientização de maior sucesso da WaterAid, levantando £$ 2,6 milhões contra uma meta de £$ 1,2 milhões e trazendo água limpa, segura e saneamento para 134 mil pessoas no Malawi.

Canais digitais, incluindo o blog Big Dig levantou £ 75,000 diretamente, mas também dirigiu o engajamento e alcance para aumentar o resultado global. 7% dos novos apoiadores se inscreveram para atualizações via e-mail ou deixar um comentário.

 

ITV

ITV queria criar um novo formato de anúncio sincronizado multi-tela, que a maioria do público usando seu smartphone e tablet para jogos de play-along.

Enquanto o percentual do público nestes jogos ainda é pequeno, ele está provando ser uma ferramenta útil, uma vez que combina o potencial do storytelling da propaganda na TV com a intimidade de tablets e smartphones.

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O novo formato de anúncio foi integrado aos jogos play-along do ITV, de modo a complementar a difusão da publicidade, atingindo os consumidores em segundas telas com mensagens interativas sincronizadas com a tv.

O formato de anúncio foi lançado durante as finais do The X Factor do ano passado, e que resultou em 252.865 impactos e 1.327.657 páginas vistas, com um CTR médio de 8,75%.

Engajamento ativo foi de 38% (a porcentagem de visualizações de página que estavam ativamente vista pelo usuário ao invés de deslizar mostrado automaticamente após 10 segundos).

 

Microsoft

A Microsoft precisava provar para um público atraído para longe do Internet Explorer 9, pelo Google Chrome, que seu navegador era tão emocionante, rápido e fácil de usar.

Microsoft uniu-se com o diretor Edgar Wright e o ilustrador Tommy Lee Edwards para criar uma história animada, The Random Adventures of Brandon Generator.

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Depois de cada filme, o espectador foi capaz de contribuir com ideias, mensagens, prosa e desenhos através de um hub interativo, todos usando os recursos do IE9.

O crowdsourced, história envolvente levou a:
• 600 mil visitantes únicos ao site do Brandon Generator
• 10.000 entradas de origem para criar capítulos subsequentes
• 308.342 visualizações orgânicas no YouTube
• 12.2 milhões mídias vistas no YouTube
• participação de mercado do IE terminou à frente do alvo (target: 51,8%, real: 53,9%)
• 1,7 milhão de downloads do IE9

 

IKEA

Em 2011, o catálogo IKEA tinha mais concorrência de outras publicações impressas e on-line do que nunca. O catálogo precisava de uma reinvenção, no entanto, precisava de mais do que uma solução digital única.

Ikea criou um aplicativo de realidade aumentada para permitir que os usuários de smartphones desbloqueassem conteúdo estendido. Isso melhorou a experiência de ler o catálogo, e respirar vida nova em suas páginas além de dar aos consumidores uma experiência de marca contínua.

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A reforma do design, tecnologia e storytelling transformaram a experiência do catálogo em uma plataforma de inovação em evolução, o que gerou uma visão em tempo real em torno da preferência do consumidor.

Globalmente, o aplicativo foi o mais baixado de marketing de uma marca em 2012 e o catálogo recebeu três vezes a atenção que o catálogo 2011 teve.

A nova experiência de impressão e app levaram a um aumento no acoplamento com um tempo de seis minutos gasto em app versus a média de 3 min com apenas o catálogo. As 42 páginas digitalizáveis ​​viram um aumento de 35% na digitalização. O aplicativo foi baixado 6,2 milhões vezes.

 

Manchester United

Manchester United tem uma rede de seguidores global enorme, com mais de 300 milhões de fãs somente na Ásia. Conectar-se com esta base de fãs é parte fundamental da estratégia do clube.

Ele identificou que as plataformas de mídias sociais são um dos principais métodos pelos quais envolve e conduz os seus seguidores, e pode ser usado para criar novas fontes de renda.

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Manchester United lançou uma página oficial no Facebook, em 2010, e publica uma média de dez vezes por dia, muitas vezes fazendo competições para capturar dados e utilizando conteúdo para apoiar as patrocinadoras, bem como enquetes e pedindo aos fãs opiniões. Sua linha do tempo também mostra a história do clube.

Em julho de 2013, o clube lançou uma conta no Twitter e no site chinês Sina Weibo.

No Twitter, ele tem mais seguidores individuais que seus jogadores, conta com perguntas e respostas, bem como notícias, com uma média de dez tweets por dia. Também twitta um monte de fotos, bem como atualizações de fixação de partilha e infográficos. Uma abordagem semelhante foi feita na Sina Weibo, com a maioria dos posts atingindo mais de 100 compartilhamentos dentro de algumas horas.

Com mais de 34.5milhões de curtir no Facebook, o MUFC é uma das marcas mais populares no Facebook. Ambos Twitter e Sina Weibo atrairam mais de 700 mil seguidores em pouco mais de um mês do seu lançamento, com a maioria dos posts do Twitter tendo em média mais de 700 retweets. Sua página do Google+ também adquiriu mais de 40 mil seguidores em menos de um mês.

por Christopher Ratcliff, traduzido livremente do inglês. Originalmente postado no econsultancy.com

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Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.

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1 Comentário
  • Datarooms.org
    Postado em 09:55h, 27 outubro Responder

    Muito bom artigo, muito obrigado pelo seu trabalho. Falando em storytelling, julgo que será interessante usar salas de dados virtuais para um gestão de documentos mais seguro e mais conveniente.

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