Storytelling nas Empresas

Storytelling nas empresas de tecnologia

Empresas de tecnologia podem ser facilmente reduzidas ao que fazem, ao que seus produtos oferecem e o quanto eles custam. Quando pensamos nos negócios dessa maneira, o relacionamento com os clientes corre o risco de nada mais ser do que apenas experiências transacionais. Quando os clientes entendem completamente a visão de uma empresa e se conectam com ela, isso cria um relacionamento poderoso que beneficia ambos os lados para sempre. As empresas de tecnologia trazem a tecnologia, mas nem sempre oferecem uma narrativa convincente por trás de seu trabalho. Separamos cinco maneiras pelas quais sua empresa pode utilizar do Storytelling para contar uma boa história:

Conte sua história de origem

Cada empresa tem uma história de origem. Por exemplo, a ideia do e-commerce Fast.co começou quando o seu cofundador, Domm Holland, viu a avó de sua esposa lutando para comprar comida online, e na hora de fechar a compra, ela não conseguia se lembrar da senha. Além disso, cada funcionário da Fast tem uma história de origem única sobre o motivo pelo qual decidiram ingressar na empresa, que se torna parte da estrutura da nossa empresa com o tempo.

Explicar por que sua empresa existe mostra aos clientes de onde vem a paixão por trás do seu negócio. Uma boa história de origem inclui um cenário do mundo real, um problema do cliente e uma perspectiva clara de como sua empresa está resolvendo esse doloroso problema. A história da origem liga tudo isso. Outra maneira de ver isso é que a história da origem da sua empresa é sempre a resposta para a pergunta: “Por quê?”

Compartilhe seus valores

Se sua história de origem explicou o que inspirou a ideia para iniciar sua empresa, essa mesma história continua valendo no presente? Para responder a essa pergunta, você precisa de valores claros e concisos. Digamos que um valor seja liderança. Isso significa que você deve incorporar liderança em todas as coisas que sua empresa faz. Você pode fazer isso sempre verificando suas decisões em relação aos seus valores: Estamos liderando com essa decisão? Como isso demonstraria liderança?

O conjunto de valores do app imobiliário Zillow é um ótimo exemplo. Eles são os seguintes: “Os clientes são nossa estrela do norte”, “Acenda as luzes”, “Faça a coisa certa”, “Assuma o controle”, “Melhor juntos”, “Inclua e capacite”, “Pense grande, mova-se rápido” e “Ofereça qualidade no prazo, sempre”. Tudo o que uma empresa faz deve ser verificado em relação aos valores declarados.

Mostre seu trabalho

Contar histórias é um exercício contínuo de construção de relacionamento com clientes e comunidades em geral. Aprofunde a narrativa explicando por que você e sua equipe são os mais qualificados para lidar com o problema que está resolvendo. A partir daí, você pode falar sobre quais etapas você deu, o que está fazendo agora e para onde está indo.

É sempre importante explicar seu trabalho sem usar jargões, portanto, evite ser muito técnico. Divida explicando por que você está aqui, o que faz, como faz e como isso ajuda seus clientes. Uma maneira que a Fast.co mostra seu trabalho é com estudos de caso e histórias que compartilham impacto na vida dos usuários.

Deixe seus clientes falarem por você

Você não deve ser o único a contar a história da sua empresa. Como você trata seus clientes e como seus produtos impactam vidas é fundamental para a história da sua empresa. Os clientes são o coração de uma empresa. Eles compram seus produtos, fornecem feedback e são os profissionais de marketing mais eficazes.

A plataforma de social media Buffer faz isso muito bem com sua página #bufferlove, que rastreia o feedback de clientes no Twitter. Quando alguém quer saber sobre uma empresa, uma das primeiras coisas que faz é ler as avaliações. Essa é uma oportunidade muitas vezes esquecida para contar histórias.

Essa forma de contar histórias depende inteiramente de como a empresa trata seus clientes, de como interage regularmente com eles. Um exemplo é trocar ideias nas redes sociais, responder a perguntas publicamente. Aproveitar todas as oportunidades para praticar o melhor atendimento ao cliente, pois sabemos que isso tudo isso ajuda a construir uma boa história sobre nós. Sua empresa também pode fazer isso.

Deixe seus funcionários falarem também

Seus funcionários também são contadores de histórias poderosos. Cada funcionário vem com um histórico e experiência diferentes que podem ser usados ​​para contar a história da sua empresa. Eles podem explicar os aspectos do dia a dia da execução da visão da sua empresa a partir da perspectiva de seu papel e compartilhar como isso os afeta pessoalmente. Ótimos espaços para fazer isso estão nas redes sociais e nas páginas de carreiras.

É por isso que a diversidade na contratação é tão importante. Com uma força de trabalho diversificada, a empresa não apenas reflete as comunidades para as quais está construindo, mas também cria acesso a elas. Cada funcionário tem uma experiência de vida diferente antes e durante a passagem por sua empresa. Aproveitar isso dá à sua empresa a chance de alcançar seus amigos e familiares, ex-colegas e colegas de classe, vizinhos e outras pessoas importantes em suas vidas.

Pensamentos finais

Utilizar o Storytelling na sua empresa para contar uma história deve se resumir à conexão entre humanos. Os clientes se conectam com as empresas quando entendem por que existem e como tornam a vida melhor. Quando uma empresa transmite essa mensagem de forma clara e eficaz, seus clientes sabem o que esperar e seus funcionários sempre sabem qual é o objetivo final. Os clientes não compram produtos e serviços; eles compram a visão por trás deles.

Adaptado e traduzido de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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