Storytelling Home Office

Storytelling para equipes em home office

Contar histórias é uma das nossas formas de comunicação mais poderosas. Somos todos contadores de histórias naturais e as histórias chamam nossa atenção. A utilizar Storytelling com nossas equipes em home office, podemos construir confiança e segurança psicológica e apoiar os funcionários que se sentem isolados.

A rápida mudança para o trabalho remoto e de casa, imposta a nós pelo surto de coronavírus, está conosco há mais de um ano. Estamos bem na era do Novo Normal, onde o trabalho remoto se tornou o padrão para muitos de nós.

O que tem sido uma surpresa bem-vinda neste novo mundo é o quão bem as organizações e os líderes têm se comunicado com sua força de trabalho. A consultoria de marketing Edelman descobriu que os empregadores são tão confiáveis ​​quanto as autoridades de saúde. As empresas que se comunicam regularmente com sua equipe sobre a Covid-19 e fornecem atualizações da equipe sobre a resposta organizacional estão relatando níveis mais altos de confiança e engajamento ainda maior dos funcionários. A comunicação regular e transparente permitiu que toda a equipe de liderança – do alto escalão ao líder da equipe de linha de frente – mostrasse que a empresa entende os funcionários e se preocupa com eles neste momento de crise.

Uma das formas mais poderosas de comunicação é o Storytelling, que é o uso de histórias para informar, persuadir e inspirar outras pessoas. Contar histórias é atraente porque todos os humanos são programados para responder positivamente às histórias. Os melhores profissionais de marketing sabem disso, Hollywood sabe disso e os melhores líderes de negócios sabem disso. Como Steve Jobs disse: “A pessoa mais poderosa do mundo é o contador de histórias”.

Somos todos contadores de histórias natos; todos respondemos positivamente às histórias, por isso é uma ferramenta vital para se comunicar com suas equipes em home office. O Storytelling pode construir confiança e coesão em qualquer equipe, e a confiança é especialmente crucial em equipes remotas. Contar histórias pode criar segurança psicológica e pode ajudar a apoiar os membros da equipe que podem estar se sentindo isolados após meses de trabalho remoto. Em vez de comunicar dados ou fatos com nossas equipes em home office, devemos persuadir por meio de histórias nossas ou de outras pessoas.

O que há em uma história?

Embora seja perfeitamente normal contar histórias de uma maneira não estruturada e espontânea, podemos tornar nossas histórias mais eficazes com planejamento. Pense em uma história que vai ressoar com sua equipe. Em seguida, pense em como estruturá-la para incluir os três elementos a seguir, necessários a todas as boas histórias.

1) Deixe suas histórias emocionantes

Respondemos às emoções muito mais do que aos fatos e dados apenas, e as histórias contadas com um núcleo emocional e um arco emocional são mais persuasivas. Crie alguma emoção em suas histórias; que constrói confiança e empatia entre você e seus ouvintes. As histórias pessoais são inerentemente mais persuasivas. Eles podem mostrar autenticidade e vulnerabilidade e, assim, ter um impacto emocional maior.

2) Use uma estrutura simples de três atos; uma introdução, algum conflito, então uma resolução

Três atos, ancorados pelo conflito, estão no cerne das histórias. Cada história precisa de alguma forma de conflito; é isso que os torna atraentes e chama nossa atenção. O conflito não precisa ser um choque dramático de vida ou morte. Lutar para abrir uma lata sem um abridor de latas é um exemplo de conflito. Resolva o conflito – que pode ser aberto – no final da história.

3) Adicionar personagens para dar vida à história

Nós nos agarramos aos arcos dos personagens enquanto eles viajam pelos altos e baixos da história. Pense em quem ou quais são os personagens da sua história. Em sua forma mais simples, sua história precisa apenas de dois personagens;

O Protagonista, o personagem para quem a história aconteceu. Pode ser você, seu cliente, seus colegas ou até mesmo seu produto ou serviço.
O Antagonista, o vilão da história e a fonte do conflito. As possibilidades incluem seus concorrentes, cortes no orçamento, Covid-19 ou mesmo aquela lata fechada. O Antagonista é de onde vem o conflito, portanto, ele desempenha um papel vital na condução de suas histórias.

Depois de transformar algumas de suas experiências recentes em uma história usando esses três elementos, é hora de compartilhá-los com sua equipe em home office.

Três maneiras de usar o Storytelling em reuniões remotas

Uma grande parte da narrativa vem através da linguagem corporal e das expressões faciais, então certifique-se de ligar o vídeo ao contar histórias em sua próxima ligação do Zoom ou reunião de equipes. Quando contamos histórias, ficamos mais animados, gesticulamos mais, nossa linguagem corporal acentua nossas palavras e nossas expressões faciais ajudam a transmitir a emoção subjacente à nossa mensagem. Compartilhe isso por vídeo. E certifique-se de que sua equipe esteja com as câmeras ligadas para ver suas reações à história; seus sorrisos, ou rostos preocupados, ou risos.

O ideal é vincular as histórias que você está contando ao tópico da chamada – “Isso aconteceu comigo ontem …” ou “Eu estava conversando com um cliente e ele compartilhou a seguinte história.” – mas qualquer história pessoal pode funcionar bem como parte de uma reunião remota. Aqui estão três maneiras de usar histórias para um efeito máximo.

1) Use histórias como um quebra-gelo ou início de reunião

O bate-papo social é uma das melhores maneiras de iniciar qualquer reunião remota, então comece com uma história. Você verá que a equipe fica mais animada, mais envolvida, mais engajada e com uma melhor mentalidade para o resto da reunião. Modele o comportamento de contar histórias, mesmo se você não for um líder formal. Em seguida, passe para a equipe e ouça suas histórias. Você modelou o comportamento; agora é a vez deles.

2) Use histórias para construir segurança psicológica e coesão da equipe

Quanto mais histórias sua equipe compartilhar, mais confiança você construirá na equipe e mais forte ela se tornará. Incentive a narração de histórias em outras pessoas! Modele o comportamento e transforme a narrativa em uma norma e ritual de encontro remoto; torne-o uma parte central da cultura de sua equipe remota. Se a equipe costumava trabalhar junta e agora é remota, use histórias de suas experiências anteriores – lendas e mitos da equipe – para reforçar a cultura da equipe.

Ao contar histórias pessoais que mostram vulnerabilidade, uma cultura de equipe mais aberta será criada. Isso é vital em qualquer equipe remota e permitirá que os membros da equipe confiem em você, confiem uns nos outros, assumam riscos e apoiem uns aos outros, mesmo quando a equipe está totalmente remota.

3) Use histórias para combater o isolamento

Períodos prolongados de trabalho remoto estão fazendo com que muitos membros da equipe relatem níveis mais elevados de estresse devido ao isolamento. Para combater isso, peça aos membros da equipe que possam estar vivenciando o isolamento para contar uma história sobre seu dia ou sobre suas experiências. Aprenda o que os está incomodando, enquadrando-o como um pedido para contar uma história, por exemplo, “Conte-me a história de um dia típico para você”. em vez de um “Como vão as coisas?” mais genérico. Assim, você estará em melhor posição para fazer sugestões e ajudar o funcionário a administrar seus sentimentos de isolamento.

Isso funciona de forma mais eficaz depois que você começa a modelar esse comportamento e torná-lo uma norma de equipe. Você pode precisar estimular um pouco os trabalhadores isolados para que se abram e, claro, pode haver barreiras culturais, mas todos somos contadores de histórias natos, então eles começarão a contar histórias sem nem mesmo pensar a respeito.

Torne o uso do Storytelling um padrão no home office

Tornar a narração de histórias parte das normas e da cultura de sua equipe remota resultará em uma equipe mais saudável e coesa. É algo que qualquer pessoa pode fazer em qualquer nível da organização para ajudar suas equipes remotas a prosperar no Novo Normal. Comece a contar mais histórias e a construir mais confiança.

Traduzido e adaptado livremente de Forbes.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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