Teoria do Iceberg

Teoria do Iceberg – Sua marca pode dizer mais com menos

O conteúdo pode ser o rei, mas a objetividade é a rainha. Quando você for falar sobre seu negócio é muito importante reduzir a história da sua marca para uma ou duas frases. É sempre possível dizer mais com menos. O Instagram e o Snapchat estão ai para provar isso. Ir direto ao ponto é essencial. Isso é a teoria do Iceberg. Conheça mais sobre ela.

 Como funciona a teoria do iceberg

Felizmente o nosso problema com a objetividade não é algo recente. Compositores e autores sempre buscaram a melhor forma de contar uma história. O escritor Ernest Hemingway apresentou um conceito que ele chamou de “teoria da escrita do iceberg”:

Se um escritor sabe o suficiente sobre o que está escrevendo, ele pode omitir coisas que conhece. E se o escritor está escrevendo de forma verdadeira, o leitor poderá sentir essas coisas de forma intensa, como se o escritor as tivesse declarado. A beleza do movimento de um iceberg é devido a apenas um oitavo do que está acima da água. 

Como escritor e jornalista, Hemingway entendeu há quase um século o dilema do storytelling: muitas palavras e jargões deixam a audiência com sono. Explicações demais, presunção e estatísticas não vão vender sua marca. Um profundo conhecimento e compreensão da sua marca e audiência sim. Tente pensar em sua marca como um personagem que você deve entender por dentro e por fora. Isso com certeza fará com que a audiência compre sua ideia.

Esse texto é um fragmento do artigo publicado no Skyword.

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Uma boa história pode ser contada em uma mesa de bar, mas também pode ser utilizada para convencer uma pessoa, vender um produto, compartilhar uma ideia, transmitir uma informação difícil ou facilitar a compreensão de dados. Invista na habilidade #1 da liderança empresarial.

Guilherme Wordell
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