contador de histórias

Você é um bom contador de histórias?

Você já esteve com uma pessoa que poderia prender a sua atenção por longos períodos de tempo, por causa das suas incríveis habilidades como contador de histórias? Há lições a serem aprendidas com esse tipo de habilidade para quem tem um negócio e vive de vender ideias, produtos ou serviços.

Como empresário, você deve ser capaz de comunicar claramente qual é a identidade da sua empresa e por que ela é valiosa para os outros. É aí que entra o poder da narrativa.

Todo bom profissional de marketing sabe que existem elementos-chave que devem ser entrelaçados na história que você conta a seus clientes sobre seu produto. Você deve ser 100% verdadeiro; você deve mostrar como seu produto ou serviço resolverá um problema; você deve satisfazer uma necessidade; e, acima de tudo, você deve ser crível.

Para atingir esses objetivos, sua apresentação exige fatos sobre seu serviço ou produto que possam ser comprovados e aprovados; depoimentos para ajudar a verificar essas alegações e uma garantia de satisfação tangível com a qual seus clientes podem contar.

Gosto de enfatizar muito isso ao criar estratégias de marketing para meus clientes. Gosto de quebrar alguns paradigmas do marketing fazendo algumas perguntas simples: O que você está vendendo importa? Será benéfico para o cliente? Irá promover uma causa e criar oportunidades para o comprador?

Se a resposta a essas perguntas for “sim”, então você precisa contar sua história em alto e bom som com verdade e integridade. Exagerar ou fazer afirmações falsas sobre seu produto sempre voltará para prejudicar seus esforços no final. A autenticidade sempre vencerá.

Os melhores e mais cativantes contadores de histórias podem tecer fatos, imagens, emoções e sequências de eventos de uma forma real e crível. Ao contar a história do seu negócio, lembre-se de que você está disputando a atenção do seu cliente em um mar de distrações.

Lembra da última vez em que foi em um supermercado? Já prestou atenção como todas as marcas estão tentando encontrar uma maneira de atrair você para a gôndola. Uma vez que elas chamam sua atenção e você começa a se envolver e as chances de levar um produto são muito boas. Esta é uma boa analogia para o restante do mercado mundial.

Então, como um bom contador de histórias, você precisa encontrar os elementos certos que se destacarão acima de toda a poluição sonora e visual. Às vezes é tão simples quanto ser humilde e real.

Portanto, seja real com seus compradores de primeira viagem. Este é o primeiro passo para transformá-los de clientes ocasionais para clientes recorrentes. Isso abre as portas para um relacionamento de longo prazo mutuamente benéfico. E são esses tipos de relacionamentos que sustentarão seus resultados.

Na complexidade do nosso mundo, simplicidade, boa vontade, amizade, justiça e verdade sempre aumentarão suas chances de vencer a concorrência.

Contar sua história com clareza e honestidade é a melhor maneira de conquistar seus compradores.

Texto traduzido e adaptado livremente de Record-eagle.com

Thiago Amadigi
Thiago Amadigi
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Co-founder da B! e filmmaker. Star wars, vídeo game e Madonna, sempre. Tenho dificuldades para me equilibrar na cadeira do escritório. Gosto de discutir os grandes temas da vida: MasterChef, política e cinema. Nessa ordem.

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